Página inicial > Brasília > O corpo como alteridade e consciência do mundo

O corpo como alteridade e consciência do mundo

Criado: Quinta, 15 de Março de 2018, 15h24 | Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 15h24 | Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 15h24 | Acessos: 1044

Um corpo que respira e tem consciência deste movimento pode ser autoconsciente e, se o for, possui os elementos necessários para expandir esta consciência até um outro corpo, percebendo que estas unidades constroem identidades. Esta pode ser uma das sínteses das falas de abertura do Primeiro Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança, realizada nesta terça-feira (13.03) no Campus Brasília do Instituto Federal (IFB), com a presença do reitor Wilson Conciani e do diretor-Geral Philippe Tshimanga Kabutakapua.

O reitor destacou, na saudação inicial, que o evento tinha como foco a pessoa integral, feita de corpo, arte, consciência e vida. Já o diretor do Campus Brasília observou que o evento era mais uma iniciativa do curso de Licenciatura em Dança e de seu colegiado, “que têm projetado o IFB e o Campus Brasília para além de nossas fronteiras”. No encontro, serão apresentados comunicados e pesquisas, além de palestras com alguns dos nove convidados internacionais e 13 convidados nacionais.

Dois dos organizadores do evento, professores Diego Pizarro e Carla Sabrina, ambos do colegiado de Dança, explicaram que as práticas somáticas são fundamentais para a dança e para um curso que se proponha a ensinar dança. O motivo é que elas dialogam com todos os movimentos na área, em especial a improvisação. “Nada é mais importante do que despertar o que cada ser é integralmente, e a dança deve refletir isto, pois dança não é organização de movimento, é vida”, disse Sabina, citando Kazuo Ohno, do Butô.

Já Diego Pizarro fez um histórico de como o encontro foi sonhado, pensado, planejado e, finalmente, executado, de forma a trazer a Brasília alguns dos nomes fundamentais da Somática, da Kinestesia, do Body-Mind Centering (BMC) e da Dança. Foi destacado, ainda, o fato de que pessoas de vários lugares do mundo se mobilizaram para estar no Campus Brasília, acompanhando e participando deste primeiro encontro que tem 250 inscritos.

Um dos convidados internacionais é Martha Eddy, do Center for Kinesthetic Educatio (CKE), dos Estados Unidos, que proferiu a palestra de abertura do evento, no auditório principal do Campus Brasília. Em sua fala, Martha observou que o Movimento Somático é uma das áreas mais relevantes do BMC, “pois seu trabalho é melhorar a qualidade do movimento. O corpo somático respira e tem consciência deste movimento”. E esta autopercepção, observou, é um passo importante para a percepção do outro em sua diversidade.

O evento prossegue até o dia 17, sábado, estando com as inscrições encerradas. Para mais informações sobre o Primeiro Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança, realização do Instituto Federal (IFB) com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), veja o site do evento: Somática Dança Brasil.