Página inicial > Brasília > Campus Brasília realiza sua primeira Feira do Estágio e Emprego

Campus Brasília realiza sua primeira Feira do Estágio e Emprego

Criado: Quarta, 28 de Março de 2018, 17h16 | Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 17h16 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 18h46 | Acessos: 1529

Nos dias 27 e 28 de março, o Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou sua primeira edição da Feira do Estágio e Emprego, para promover a integração entre os estudantes e os mediadores do mundo de trabalho. O evento contou com palestras, debates, cursos e rodas de conversa, ao longo dos três turnos, para que todos os estudantes - de cursos técnicos e superiores – pudessem participar.

No primeiro dia, “Mercado de Trabalho em Brasília e no Mundo” foi ministrada pela mestre em International Business, Ana Beatriz Pires; e “Programa Jovem Aprendiz”, pela técnica em Educação Profissional, Denise Côrrea Mamede.

Nas salas de aula, houve minicursos e oficinas, como a de “Elaboração de Curriculum e Carta de Apresentação”; “Como Portar-se em uma Entrevista de Emprego ou Estágio”; “A Oralidade no Momento de uma Entrevista”; e “Prepare-se para o mercado de Trabalho”.

Na Mesa de Estágio, os estudantes do IFB puderam apresentar seu perfil profissional e entrar em contato imediato com representantes das principais agências integradoras, como o Centro de Integração Escola e Empresa (CIEE); Instituto Evaldo Lodi (IEL); e Instituto Comércio (FECOMERCIO).

Os estudantes puderam ainda preencher a ficha cadastral das agências diretamente na Mesa. Para o estudante Felipe Oliveira de Souza, de 17 anos, do curso Técnico em Informática (Ensino Médio Integrado), a oportunidade foi muito enriquecedora para os alunos, que podem precisar de um suporte a mais para seguir os estudos. “Muita gente não recebe auxílio e não consegue se manter aqui. Por ser integral, o Ensino Médio Integrado não permite que os alunos trabalhem. O estágio é um emprego específico que ajuda muita gente, e essa oportunidade é muito interessante”.

O aluno conta que, para complementar a renda, vende doces na escola. A procura por trabalhos de menor aprendiz foi facilidade quando ele conheceu o CIEE, por meio da Feira. “Eu acho legal eles viram atrás dos alunos, porque muita gente não tem essa informação e ela é uma grande ajuda, é aquilo que falta para podermos avançar”, comentou.

A feira trouxe também uma conversa com os estudantes estagiários com sessão de perguntas, para que os alunos do IFB pudessem tirar suas dúvidas por meio dos relatos abordados.

Para encerrar o primeiro dia, a mestre em Educação, Adriana Barufaldi, ministrou uma palestra com o tema “Estágio para Pessoas com Deficiência”. A palestrante abordou pontos como o ajuste entre a qualificação e a função a ser ocupada; e o fim da ideia de que o trabalho do aluno com deficiência não é de boa qualidade.

Segundo dia

O segundo dia do evento iniciou com uma Roda de Conversa com representantes de diversos segmentos do mercado de trabalho, fragmentado por áreas de interesse. A roda contou com profissionais dos cursos do Campus Brasília e o tema foi “O Perfil do Profissional Brasiliense”.

No turno da tarde aconteceu uma Mesa da Coordenação de Estágio com esclarecimentos sobre processos, documentos, fluxos e metas e uma Mesa das Coordenações de Cursos, com informações sobre cursos, particularidade e semelhanças.

Para o Prof. Júnio César, coordenador de Estágio do Campus Brasília e o responsável pela Feira,  o saldo final do evento foi positivo. O engajamento dos estudantes, dos professores e funcionários do IFB e dos profissionais que passaram pela feira contribuíram para a riqueza do evento.

“É muito gratificante ouvir dos estudantes que essa feira transforma a vida deles e que eles querem ver as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Os alunos se envolvem com os palestrantes, fazem perguntas, procuram eles no corredor ao final. O calor dos estudantes demonstra a vontade de aperfeiçoarem os conhecimentos que pretendem adquirir ao longo do curso. É recompensador saber que estamos fazendo a diferença para os nossos estudantes, pois sem eles não teria sentido em estarmos aqui”, avaliou.