Página inicial > Brasília > Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFB recebe nota máxima do INEP

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFB recebe nota máxima do INEP

Criado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 11h19 | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2018, 11h19 | Última atualização em Sexta, 13 de Abril de 2018, 11h19 | Acessos: 3715

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Brasília recebeu a nota máxima (5) de reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. A comissão de avaliação esteve no Campus na primeira semana de abril e esta semana certificou a nota de excelência do curso.

A avaliação do INEP é realizada por meio de indicadores divididos em três dimensões. Na primeira, a comissão analisa a Organização Didático-Pedagógica, o Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Relatório de Autoavaliação Institucional, Políticas Institucionais e Diretrizes Curriculares Nacionais. Os avaliadores consideram que a metodologia do curso e as atividades pedagógicas apresentam coerência com a metodologia implantada, inclusive em relação aos aspectos referentes à acessibilidade atitudinal (recursos que auxiliam pessoas com deficiência no exercício de sua cidadania). O currículo é organizado por competências e faz previsão de estratégias de organização dos conhecimentos e da recuperação da aprendizagem.

O segundo ponto de análise do INEP foi quanto aos professores. O comprometimento da coordenação e do núcleo docente estruturante foram os destaques. Mais de 75% dos professores do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais são mestres e doutores. Foi constatado que cerca de 90% do quadro docente, com 17 professores, possuem experiência profissional superior a 10 anos e foi verificado em documentação pertinente que pelo menos 50% dos docentes têm mais de nove produções científicas nos últimos três anos.

E por fim, a comissão de avaliação do INEP analisou a Infraestrutura do Campus, considerando as instalações físicas e condições de trabalho dos professores e de estudos para os alunos. No Campus Brasília eles encontraram uma biblioteca com estrutura e instalações modernas e sustentáveis, atendendo em todos os turnos de funcionamento do campus.

O diretor do Campus Brasília, Prof. Philippe Tshimanga Kabutakapua, contou que o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais começou a ser ofertado no segundo semestre de 2015 no Campus Taguatinga Centro.  Com a migração daquele campus para o Recanto das Emas, no segundo semestre de 2017, o curso foi migrado para o Campus Brasília, o que veio a fortalecer o eixo tecnológico de Gestão e Negócios, já ofertado pelo campus. “Esse resultado demonstra a qualidade da educação oferecida para a comunidade com vista ao cumprimento da missão institucional, contribuindo para o desenvolvimento local”, disse o diretor.