Página inicial > Brasília > Carreiras de Estado e Democracia, uma lição para o futuro

Carreiras de Estado e Democracia, uma lição para o futuro

Criado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 15h17 | Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 15h17 | Última atualização em Sexta, 20 de Abril de 2018, 16h24 | Acessos: 899

Alunos dos cursos Técnico em Serviços Públicos e de Tecnologia em Gestão Pública, do campus Brasília, participaram da 5° Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado. O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de abril, na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comércio, em Brasília, com o tema “Carreiras Típicas de Estado e o Futuro da Democracia no Brasil”.

O evento foi produzido pelo Fórum das Carreiras de Estado/Fonacate, entidade que representa mais de 200 mil servidores públicos que desempenham atribuições imprescindíveis ao Estado brasileiro. Como aqueles que trabalham vinculados às áreas de segurança pública, fiscalização e regulação do mercado, Ministério Público, diplomacia, arrecadação e tributação, proteção ao trabalhador e à saúde pública, inteligência de Estado etc.

O evento contou com a participação de palestrantes reconhecidos na área, a exemplo de Grace Mendonça (Advogada-Geral da União), Juarez Guimarães (Professor da UFMG), Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Escritora, e Ex-Procuradora do Estado de São Paulo) dentre outros. Para o professor Elias Vieira de Oliveira, que coordenou a ida dos alunos ao evento, encontros como este “são importantes para possibilitar aos alunos a compreensão dos conceitos ministrados nas disciplinas, em especial na área de Administração Pública. Além disso permite aos estudantes conhecer as diversas carreiras, o que pode auxiliá-los na definição das áreas de atuação que poderão seguir após formados”, diz.