Página inicial > Brasília > XII IFestival acontece de 21 a 23 de junho

XII IFestival acontece de 21 a 23 de junho

Criado: Terça, 08 de Mai de 2018, 10h53 | Publicado: Terça, 08 de Mai de 2018, 10h53 | Última atualização em Terça, 08 de Mai de 2018, 10h55 | Acessos: 1847

Você já imaginou um mundo diferente? Mais solidário, justo e sem violência? O 12 º IFestival, festival de dança realizado pelos estudantes da Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB), traz como tema a seguinte pergunta:  "E se o mundo fosse assim?", com o intuito de gerar reflexões acerca das formas de abordar essa problemática como uma proposta de combate às várias formas de violência que tem assolado nossa sociedade.

O evento acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho no IFB, no Campus Brasília do IFB, localizado na quadra 610 Norte. A programação conta com apresentações artísticas, bate-papos, oficinas e um grande “Arraiá” de encerramento. Todas as atividades são abertas e gratuitas.

O Festival

O IFestival é um evento cultural realizado no Campus Brasília do IFB semestralmente, desde 2012. A partir de 2016, o festival passou para coordenação e organização dos discentes da Licenciatura em Dança, com orientação dos docentes, não se restringindo a uma mostra de artes, mas buscando a integração entre a dança e os outros cursos ofertados pelo campus.

No ano de 2018, em sua 12ª edição, o IFestival integrará os diversos cursos do IFB em sua execução com o intuito de contemplar as áreas de interesse dos cursos ofertados no Campus Brasília. Diferenciando-se das demais edições, este semestre propõe manifestações culturais, mostras, oficinas, mesas-redondas e demais atividades visando à participação dos cursos da instituição e comunidade externa.

O evento será dividido em quatro ações: mostra artística, mesas redondas, oficinas e finaliza com a realização de um “Arraiá”. A realização das atividades do evento contemplará os talentos selecionados pela curadoria do evento, turma de Práticas Integradoras e de Ensino IV da Licenciatura em Dança, e abrirá oportunidade para mostra de trabalhos nas oficinas, nas mostras artísticas e nas conversas promovidas pelas mesas-redondas. A participação nas atividades do evento será aberta para todos os alunos da instituição e comunidade externa, mediante inscrição prévia via formulário eletrônico.

O objetivo dessas ações é de contribuir para a promoção do respeito à diversidade étnico-cultural, inclusão social e igualdade de gênero contemplando a diversidade de manifestações culturais, tais como artes visuais, teatro, literatura e dança, voltadas para a formação integral dos estudantes, além dos temas transversais abordados neste ano no âmbito educacional proposto pelo curso de Licenciatura em Dança do IFB.

Temática

Neste ano o tema do IFestival será “E se o mundo fosse assim?”, com o intuito de trazer a reflexão que tem norteado as aulas do curso de Licenciatura em Dança, com o tema Violência.  O intuito é apresentar uma forma de abordar essa problemática como uma proposta de combate não violenta às várias formas de violência. Uma oportunidade para tornar concreta esta experiência é a proposta da integração entre estudantes dos diversos cursos do Campus e comunidade externa visando o fortalecimento da comunidade escolar e propondo diálogo entre as mais diversas realidades. A pergunta do tema leva à reflexão de como a realidade mudaria se houvesse melhor entendimento e conhecimento de si e do outro.

Inscrições

As inscrições para o IFestival já estão abertas. Inscreva-se agora na modalidade que desejar:

Inscrições para Assistentes em Eventos

Inscrições para ministrar Oficinas e apresentar Mostras Artísticas

Votação e sugestão dos temas das Mesas-Redondas

Inscrições para participar do XII Ifestival

XII IFestival - De 21 a 23 de junho de 2018

Turnos Matutino, Vespertino e Noturno

Campus Brasília - Instituto Federal de Brasília - SGAN 610.