Página inicial > Brasília > Campus Brasília realiza semana de mobilização para valorização da vida

Campus Brasília realiza semana de mobilização para valorização da vida

Criado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 17h57 | Publicado: Quinta, 10 de Mai de 2018, 17h57 | Última atualização em Quinta, 10 de Mai de 2018, 17h57 | Acessos: 1243

Nos dias 15, 16 e 17 de maio, o Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Brasília contará com a realização de atividades em prol da “valorização da vida e prevenção ao suicídio”. Por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações musicais o tema será trabalhado com estudantes, professores, técnicos-administrativos, terceirizados e público externo. O objetivo é informar a comunidade sobre métodos de identificação de pessoas em conflito e em risco de suicídio. A promoção é do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas.

As atividades acontecerão nos intervalos dos turnos de aulas, a partir de 11h40 e 18h, visando alcançar a participação do maior número possível de pessoas.

A abertura do evento será na terça, dia 15, às 11h40, em frente a lanchonete do Campus. Uma programação musical está sendo preparada para iniciar a sensibilização sobre o tema. Na mesma data, a partir das 18h, no auditório do Bloco C, acontecerá a palestra “Valorização da vida e prevenção ao suicídio”, com a presença de Elias Lacerda e João Bezerra, profissionais atuantes e pesquisadores da área.

Na quarta, dia 16, o evento contará às 11h40 com expressões musicais e a realização de oficinas de relaxamento e autoestima. Uma equipe de saúde irá realizar aferições de pressão e de glicemia e psicólogos estarão disponíveis para um bate-papo. Às 18h, o tema será debatido em uma roda de conversa, sendo tratado a partir da atuação de profissionais convidados nas áreas de psicologia, educação física, interpretação de libras, nutrição, advocacia e assistência social.

E na quinta, dia 17, o evento será encerrado com um espetáculo de percussão às 11h40 e com uma palestra às 18h com a Profa. Juliana Quirino, coordenadora do NAPNE, sobre a atuação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas e sobre a importância do tema o evento no contexto educacional.

Todas as ações desta iniciativa estão sendo realizadas por uma equipe de monitores e monitoras atuantes no NAPNE, com recursos do edital PINCEL (Programa de Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer Discente), contado com o apoio de servidores também atuantes no Núcleo.

NAPNE

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas está estruturado em torno de ações que envolvem estudantes, docentes e técnicos-administrativos. Um de seus focos é a sensibilização da comunidade escolar quanto a inclusão e os direitos de todos à educação, trabalhando com o atendimento de pessoas com necessidades específicas (deficiência, superdotação/altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento).

A equipe multidisciplinar do NAPNE do Campus Brasília atende no Bloco B salas 102/104, das das 8h às 21 horas.

Mais informações: