Página inicial > Brasília > Questionário soma vozes ao documento que definirá ensino, pesquisa e extensão no Campus

Criado: Terça, 15 de Mai de 2018, 13h20 | Publicado: Terça, 15 de Mai de 2018, 13h20 | Última atualização em Terça, 15 de Mai de 2018, 13h22 | Acessos: 987

A comunidade escolar do Campus Brasília vai oferecer contribuições para o documento que definirá o Projeto Político Pedagógico do Campus. A informação é da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Campus Brasília (portaria nº2780-24/11/2017). "A ideia é mapear as pessoas de nossa comunidade, diagnosticar problemas e propor soluções a partir dessa pesquisa”, explica o professor Fabrício Ofugi, vice-presidente da Comissão. A aplicação do questionário acontece esta semana.

O Projeto Político Pedagógico é a base de tudo na escola, pois é documento que define a instituição de ensino, onde ela quer chegar e como alcançará as metas e sonhos construídos coletivamente. Pois, como diria o professor José Pacheco, da Escola da Ponte, “escola são pessoas e pessoas são os seus valores”. O documento final deverá propor uma nova cultura coletiva para o Campus Brasília, com o objetivo de transformá-lo numa comunidade de aprendizagem em que o foco da relação com o outro transcende os muros da escola.

Partindo da premissa, o primeiro trabalho realizado pela comissão foi definir com a comunidade os valores que deveriam nortear o PPP, obtendo como consenso: esmero, ética, respeito, comprometimento, criatividade e cooperação. Depois, foram mapeados os principais desafios, verificando que é necessário a integração entre professores, alunos, cursos e comunidade, e também a mobilização desses atores para participar em processos de gestão democrática.

Para aumentar a participação e contemplar o máximo de vozes, a comissão recorreu a pesquisas - algumas já realizadas - e entrevistou alguns dos interessados durante reuniões realizadas no Campus e na 410 Norte. Como a proposta é que o documento seja bastante representativo, o questionário será mais um instrumento para dar voz aos interessados. Este questionário ficará disponível até o dia 26 de maio para sua participação (veja detalhes abaixo).

Nesta data será realizado um encontro imersivo para elaboração do rascunho do PPP e, de 28 de maio a 17 de junho, este rascunho entrará em consulta pública para, após revisão, ser entregue no dia 6 de julho à direção do Campus Brasília.

Participe, opine, questione, contribua. Sua participação constrói o Campus Brasília que sonhamos.

Confira os links:

Questionário

Atividades da Comissão do PPP - IFB/CBRA

Cronograma de construção do PPP - IFB/CBRA

05/05-25/05

Realização de pesquisa/produção de texto base

Atividade imersiva - produção e revisão coletiva do texto no IFB

28/05-17/06

Período de consulta pública da minuta

18/06-29/06

Produção de texto final