Página inicial > Brasília > Estudantes de Tecnologia do IFB Campus Brasília premiados na Campus Party

Estudantes de Tecnologia do IFB Campus Brasília premiados na Campus Party

Criado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 11h54 | Publicado: Segunda, 02 de Julho de 2018, 11h54 | Última atualização em Segunda, 02 de Julho de 2018, 11h54 | Acessos: 2768

O Hackathon Data4Good foi promovido pela Campus Party em parceria com o Cappralab (www.cappra.com.br) e com apoio da UNICEF, e tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas, bem como fomentar iniciativas inovadoras na análise de dados e geração de informação de qualidade para a sociedade.

Durante o Hackathon Data4Good, promovido pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pelo CappraLab, estudantes do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do IFB Campus Brasília: Bruno Morais Neves de Castro, Eduardo Schuindt Santos, Matheus Breno Batista dos Santos e Thiago Aquino Costa, com auxílio de mentoria, analisaram dados abertos do censo escolar 2017, em um estudo sobre o perfil de docentes da região Centro-Oeste que montou um histograma sobre os docentes desta região, com o propósito de entender as características (como escolaridade e idade) destes profissionais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do GDF.

A base de dados utilizada foi retirada do @Inep_Imprensa. Para manipulação dos dados e elaboração dos gráficos, a equipe utilizou a linguagem R, que possibilita o desenvolvimento de cálculos estatísticos e tem sido utilizada por cientistas de dados para análise exploratória e manipulação de conjuntos de dados de tamanho
médio, possibilitando análises estatísticas e produção de documentos e apresentações baseadas em dados.

A proposta foi bem aceita pelo júri, que os elegeu ao terceiro lugar do desafio. A premiação contou com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

“Foi uma experiência única! Desde do ano passado, inspirado por uma palestra do Cappra na CPBSB1, tenho buscado especialização na área de ciência e análise de dados. Por meio desta grande iniciativa, pude aferir o conhecimento adquirido durante este último ano. Com o suporte dos organizadores, pude evoluir muito em pouquíssimos dias. Só tenho a agradecer aos mentores do CappraLab, à Unicef e à organização da Campus Party. O DF precisa de mais propostas como esta,” disse o aluno Bruno, entusiasmado com a participação.

“‘Bora, Matheus, vai ter camiseta! Frase simples que convenceu a minha participação. Depois de saber que poderia usar os conhecimentos que aprendi no IFB e da importância do Hackathon para educação, me motivei a fazer o máximo possível para apresentar um trabalho relevante”,  explica. Já Eduardo fala sobre sua primeira experiência “Primeira vez que participei de um hackathon na Campus Party, e foi incrível! Os organizadores nos auxiliaram da melhor forma possível para que pudéssemos desenvolver uma proposta que atendesse às expectativas do desafio.”

Mais informações sobre a atividade: