Página inicial > Brasília > Exposição no Campus Brasília mostra arte de deficientes visuais

Exposição no Campus Brasília mostra arte de deficientes visuais

Criado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 16h11 | Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 16h11 | Última atualização em Terça, 06 de Novembro de 2018, 10h35 | Acessos: 1456

Tem início, no dia 31 de outubro, a exposição de arte “Inclusive você”, que reunirá obras de artes plásticas feitas por estudantes com deficiência visual do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV). O evento gratuito acontecerá no Campus Brasília do IFB e segue até 07 de novembro na sala de Exposições, ao lado da Biblioteca.

Esses trabalhos foram confeccionados com materiais que remetem à natureza, dando às obras relevo e a possibilidade de toque por parte dos visitantes a fim de sentirem as diferentes texturas. A atividade é resultado da prática dos alunos do curso de Tecnologia em Eventos do Instituto Federal de Brasília e tem como objetivo promover a inclusão por meio da arte.

O CEEDV é uma escola que trabalha para a inclusão de deficientes visuais por meio de diversas atividades voltadas para a formação e a assistência desse público. As obras da exposição foram produzidas pelos alunos da instituição sob a supervisão e orientação da artista plástica Lyliam Lauper, que ministrou uma oficina para ensiná-los a manipular os materiais empregados. “Pretendemos ocupar o espaço do campus com atividades de lazer e cultura, oferecendo a oportunidade de uma experiência sensitiva, pois alguns visitantes serão selecionados para interagir com  aspectos das atividades dos deficientes visuais, realizando a pintura de telas com os olhos vendados”, explicou o coordenador de Comunicação Social do Campus Brasília, Fernando Grossi.

A idealizadora da exposiçãoprofessora Letícia Bianca Barros de Moraes Lima, possui experiência em turismo acessível e contou com a colaboração de seus colegas de colegiado, os professores Adriano Carmo, Rodrigo Cardoso e Sandra Tabosa. O evento contará ainda com a parceria da Cinema Cego, startup de Tecnologia Social incubada na Multincubadora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), na Universidade de Brasília (UnB). A empresa tem uma equipe de pesquisadores responsáveis por estudar novas tecnologias aplicáveis ao universo da Audiodescrição (AD), recurso de acessibilidade voltado para pessoas com deficiência visual. Uma dessas tecnologias estará disponível na exposição, o ADCODE, que utiliza a leitura de QR Code. Para que o usuário ouça as descrições das obras, é necessário apenas um smartphone conectado à internet.