Página inicial > Brasília > Encontro Diálogos Formativos discute organização didático-pedagógica dos cursos do IFB

Criado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 16h47 | Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 16h47 | Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 17h10 | Acessos: 619

A Pró-Reitoria de Ensino (PREN) do Instituto Federal de Brasília (IFB) realizou, na tarde desta terça-feira (13), o encontro Diálogos Formativos, no miniauditório do Campus Brasília. O evento foi aberto para toda a comunidade acadêmica do IFB, contando com a participação de estudantes, docentes, técnicos e gestores.

O diretor de Desenvolvimento de Ensino, Cláudio Nei da Silva, mediou as discussões. Rute Bicalho, diretora de Educação a Distância, defendeu a institucionalização da EAD, de forma que se estabeleça como educação convergente, coerente e de qualidade. Cláudio Nei reforçou sua fala. “A EAD deve dialogar com o ensino presencial e ser mediada por tecnologias, desmitificando as concepções ultrapassadas que associam a educação a distância à mercantilização”, ressaltou. Mara Lúcia Castilho, coordenadora-geral de Ensino, continuou os debates falando um pouco sobre a organização didático-pedagógica dos cursos técnicos e superiores do IFB e solicitando sugestões dos presentes.

O objetivo do encontro foi refletir com a comunidade acadêmica sobre as possibilidades de aprimoramento da organização didático-pedagógica dos cursos técnicos e superiores da instituição, considerando que os principais regulamentos estão em processo de revisão. Diversos temas foram colocados em pauta e abertos a sugestões dos ouvintes, como adaptações curriculares, avaliação escolar, recuperação, dependência, atividades complementares, prática profissional, TCC e certificações intermediárias em cursos tecnológicos.