Projeto de extensão leva alunos a ações solidárias em creche e centro educacional
Alunos dos cursos Técnico em Serviços Públicos e Tecnologia em Gestão Pública do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) estão participando de um projeto de extensão intitulado “Integrar, Saber e Ajudar ao Próximo (ISAP)”, que utiliza a metodologia de gerenciamento de projetos de acordo com o guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Com base nesse projeto, eles estão realizando ações solidárias que visam solidificar a formação prática da disciplina de Gestão de Projetos.
O projeto de extensão vem sendo executado desde o segundo semestre de 2016 e já atendeu mais de 500 pessoas da comunidade externa. Uma das últimas ações dos discentes foi o projeto “Festejando a alegria” no último sábado (10), realizado por um grupo de alunos do curso Técnico em Serviços Públicos do Terceiro Módulo noturno e que teve como objetivo promover uma festa para as crianças da Creche Vovó Luzimar.
A Creche Vovó Luzimar é uma instituição sem fins lucrativos, localizada na Estrutural, que tem como missão garantir as principais refeições diárias das crianças da Favela Santa Luzia da Cidade Estrutural/DF e minimizar as vulnerabilidades da região. Atualmente, a instituição acolhe cerca de 50 crianças até 10 anos de idade e se mantém exclusivamente com as doações.
Na última segunda-feira (12), foi a vez dos alunos do terceiro semestre do curso Tecnologia em Gestão Pública vespertino realizarem a entrega das doações do projeto desenvolvido pela turma. O objetivo do projeto foi realizar uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e esmaltes destinados ao Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL). O CEAL, além de prestar atendimento para jovens e adultos com deficiência auditiva, auxilia também as famílias dos portadores de deficiência auditiva em situação de vulnerabilidade social com doação de cestas básicas, bem como com a promoção de cursos de profissionalização.
Na oportunidade, os alunos fizeram a doação de 476 litros de leite, 165 kg de alimentos não perecíveis e 86 vidros de esmaltes destinados para o curso de manicure. A professora orientadora do projeto, Neli Silva, explica que o guia PMBOK, utilizado como base das ações, é uma das mais importantes publicações sobre gerenciamento de projetos. “Os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os principais conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos e se envolverem na execução de uma ação social”, relatou a docente.
Ela afirma ainda que, em suas aulas, os discentes são estimulados a planejar e executar projetos reais na disciplina de Gestão de Projetos. A prática fundamenta-se na metodologia de aprendizagem baseada em projetos. “A aprendizagem baseada em projeto é uma abordagem pedagógica de caráter ativo, que enfatiza as atividades de projetos e visa ao desenvolvimento de competências e habilidades, e assenta-se na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade”, finalizou.
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