Alunos do curso superior de Eventos visitam 1ª Mostra Surdo Cinema
No último dia 05, alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Libras e de Tecnologia em Eventos ofertados no Campus Brasília realizaram uma visita técnica à 1ª Mostra Surdo Cinema no Sesc Ceilândia, uma mostra de curtas que aconteceu nos teatros do Cine Brasília e nas unidades do Sesc em Taguatinga e Ceilândia, durante o mês de abril.
A professora de Libras Núbia Oliveira Mendes e o docente Wilson Augusto de Sousa Arrais foram os responsáveis pela visita. Para Núbia, a visita é importante por propiciar aos estudantes o conhecimento em relação à língua e à cultura surda, na prática. Além dessa visita, outras duas aconteceram nos dias 03 de abril, no Sesc Taguatinga, e em 30 de março, no Cine Brasília.
A professora explica a metodologia da atividade intitulada ‘Como ser surdo por um dia’. “Os estudantes usaram tampão de ouvido durante a apresentação das curtas-metragens e tentaram sentir na pele como é o processo de comunicação quando se dá totalmente em Libras”, detalhou. De acordo com ela, a experiência permitiu que eles vivenciassem a verdadeira acessibilidade linguística de que os surdos de fato necessitam.
Os produtores, editores, atores, roteiristas e demais profissionais são pessoas surdas que se empenharam em toda a produção da mostra de curtas. Uma dessas profissionais é Renata Cristina Fonseca de Rezende, também professora de Libras do Campus Brasília.
Redes Sociais