Página inicial > Brasília > Confira como foi a II Edição da Feira do Estágio e Emprego

Confira como foi a II Edição da Feira do Estágio e Emprego

Criado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 16h59 | Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 18h19 | Última atualização em Terça, 14 de Mai de 2019, 18h51 | Acessos: 784

O Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Brasília promoveu, durante os dias 8 e 9 de maio, a II Edição da Feira do Estágio e Emprego, voltada para toda a comunidade acadêmica. Ao longo desses dois dias, ocorreram três palestras, duas rodas de conversas, duas mesas-redondas, duas oficinas e cadastramento de estudantes nas empresas mediadoras para o mercado de trabalho. A programação foi intensa e ofertou atividades nos três turnos do campus, pois o objetivo era contemplar a maior parcela de estudantes segundo os seus respectivos interesses, tendo em vista a diversidade de cursos e níveis de ensino.

A Comissão de Organização da II Feira de Estágio e Emprego do Campus Brasília, Portaria 16/2019 – DGBR/RIFB/IFB, de 25 de fevereiro de 2019, foi composta por coordenadores de cursos e docentes voluntários. O evento contou com a participação dos discentes do curso Técnico em Eventos, que se responsabilizaram pelo cerimonial,  sob a  orientação das coordenadoras.

Uma das estratégias utilizadas pela comissão organizadora para checar a eficácia da Feira foi aplicar um questionário contendo itens que versavam sobre a qualidade da Divulgação, Organização, Programação, Diversidade de Temas, Estrutura etc. O evento “é uma grande oportunidade para que o estudante tenha acesso a informações importantes, como, por exemplo, estágios e cursos profissionalizantes”, comentou um participante da plateia. Em outro depoimento escrito, a participante declarou: “achei as palestras e rodas de conversa de grande valia, pois vieram ao encontro do que busco no mercado de trabalho”. Acerca da continuidade do evento em outros anos, o estudante do curso de Tecnologia em Gestão Pública registrou: é importante que haja outras edições do evento porque possibilita aos novos alunos do IFB atualizações do mercado de trabalho”.

O Presidente da Comissão Organizadora, professor Júnio César, frisou que "esta II Edição teve uma Programação mais enxuta, o que possibilitou um maior acompanhamento por parte da organização do evento em relação à escuta direta das necessidades dos alunos".  Reiterou que "ao ler alguns dos relatos presentes em mais de 300 questionários aplicados in loco, a qualidade e a necessidade da realização de outras edições da Feira foram constatadas nos discursos escritos dos discentes e nos depoimentos de inúmeros docentes".