Página inicial > Brasília > Alunos do Curso de Gestão Pública realizam Arraiá do Bem

Alunos do Curso de Gestão Pública realizam Arraiá do Bem

Criado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h42 | Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h42 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 20h13 | Acessos: 916

No último dia 03 de junho, os estudantes do terceiro semestre (vespertino) do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília/IFB Campus Brasília realizaram a primeira festa junina da Creche Vovó Luzimar.  A ação é fruto de um projeto de extensão denominado ISAP (Integrar Saber e Ajudar o Próximo).

Segundo a professora Neli Silva, “quando a solidariedade embala o ritmo da aprendizagem, os resultados vão  muito mais além de um momento de confraternização”. De acordo com a professora, a finalidade do projeto ISAP é possibilitar aos alunos a vivência de práticas pedagógicas a partir da realização de  projetos em situações reais, bem como conscientizar os alunos em relação a questões concernentes à responsabilidade social. Assim, a cada semestre, os alunos escolhem uma instituição social sem fins lucrativos ou  grupos sociais vulneráveis para a realização do projeto. Neste semestre, após uma visita técnica, os alunos decidiram executar o projeto na Creche Vovó Luzimar.

A Creche Vovó Luzimar é uma instituição sem fins lucrativos, localizada na Estrutural, que tem como missão garantir as principais refeições diárias das crianças da Favela Santa Luzia da Cidade Estrutural/DF e minimizar as vulnerabilidades da região. Atualmente,  a instituição acolhe cerca de 70 crianças na faixa etária de 0 a 12 anos.

Para a realização do projeto, a turma foi dividida em grupos de 5 a 6 alunos que se responsabilizam por todo o planejamento, captação de recursos e execução das atividades para  realização da festa junina. A festa foi recheada de muitas brincadeiras típicas, como pescaria, boca do palhaço, dança das cadeiras e comidas, além de muita alegria, interação e carinho da turma para com as crianças.

Os alunos também fizeram doação de um aparelho de DVD, armário, itens alimentícios, tais como biscoito, leite, achocolatado, suco, suco de caixinha, materiais de limpeza e higiene pessoal.

Por fim, destaca-se que todo o planejamento e execução do  projeto foi realizado a partir da metodologia de gerenciamento de projetos de acordo com o guia PMBOK. O guia PMBOK é uma das mais importantes publicações sobre gerenciamento de projetos. Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os principais conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos e de se envolverem na execução de uma  ação social.