Página inicial > Brasília > Edição do IFestival Dança ressalta a Diversidade em Movimento

Edição do IFestival Dança ressalta a Diversidade em Movimento

Criado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h58 | Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h58 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 15h44 | Acessos: 977

O IFestival Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) está com inscrições abertas para onze oficinas, que serão realizadas nos dias 27 e 28 de junho. O evento é organizado por estudantes do curso de Licenciatura em Dança e chega agora à sua 14ª edição com o tema "Diversidade em Movimento". A abertura do festival ocorrerá na noite do dia 26 de junho, com o espetáculo Batucalha, da Rodrigo Cruz Cia de Dança de dança contemporânea.

A coordenadora do curso, Juliana Passos, explica a metodologia da mostra e a proposta dos alunos. "Temos vários alunos com algum tipo de deficiência, o que tem favorecido a conscientização de todos sobre a temática de acessibilidade. Além disso, a grade do curso também fortalece esse princípio, já que conta com uma disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outra chamada Dança, diversidade e inclusão", explica.

Há também práticas de extensão no IFB; no caso, os alunos de dança vivenciam situações práticas em experiências de monitoria na rede pública."O contato com a prática acontece no dia a dia ao auxiliar os colegas e também quando vão fazer estágio em escolas, onde há crianças com deficiência", acrescenta.

O evento   realização dos próprios alunos   acontece semestralmente, sob a coordenação do colegiado de Dança do IFB. "Sempre em escola e, em geral, nos espaços de dança, o professor vai ter que trabalhar, de alguma forma, organizando o evento, tanto na parte da didática como na parte artística. Então, a experiência de produzir um evento é parte também da formação do professor de dança", conta.

Para o encerramento do festival, está confirmado o "Baile Charme Pra Cima", de repertório de músicas negras oriundas do soul e funk e coordenação do bailarino e coreógrafo Edgar Fortunato. A festa está marcada para o dia 28 de junho, às 19h.

Quanto às oficinas, serão abordados o street jazz, o maracatu rural, a dança clássica, a iluminação cênica e a arte drag queen, entre outros assuntos. Além disso, destaca-se na programação, em decorrência do tema desta edição, a oficina Dança Contemporânea em Libras, que será ministrada por Maycon Calasancio, aluno surdo do curso de Licenciatura em Dança, do IFB.

14ª edição do IFestival Dança  "Diversidade em Movimento" Instituto Federal de Brasília (IFB)

SGAN Quadra 610 Módulos D, E, F e G / IFB Campus Brasília

De 26 a 28 de junho  Entrada gratuita