Página inicial > Brasília > LabInova promove curso de extensão em Impressora 3D

LabInova promove curso de extensão em Impressora 3D

Criado: Terça, 18 de Junho de 2019, 13h15 | Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 13h15 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 15h15 | Acessos: 1327

O Instituto Federal de Brasília – IFB/Campus Brasília, por meio da coordenação do LabINOVA – Laboratórios de Inovação do Campus Brasília/IFB, ofertou, no período de 12 a 14 de junho, o Curso de Extensão intitulado LabINOVA imprimindo inclusão: capacitação em impressora 3D para geração de tecnologias assistivas.

O curso, aberto aos servidores técnicos e docentes, aos estudantes e à comunidade externa, gratuitamente, teve como objetivo, de acordo com a professora Katia Palomo, responsável pelo projeto, capacitar servidores, estudantes e demais interessados da comunidade externa na criação, modelagem e impressão de materiais didáticos com grafia em Braille, para o apoio ao processo de ensino de pessoas com deficiência visual. “Este curso oportuniza a capacitação de pessoas para o uso e manutenção das impressoras 3D, recentemente adquiridas para o Laboratório  de Tecnologias Assistivas (LTA) integrante do LabINOVA, como também possibilita a sensibilização dos participantes em relação à inclusão educacional, que compõe os valores norteadores do IFB, bem como contribui para o atingimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU no. 4, que visa ‘assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos’”, explicou.

Nessa primeira edição, 79 pessoas inscreveram-se para as 20 vagas disponibilizadas. Na abertura do curso, as servidoras Adriana do Socorro Tavares Silva e Alessandra do Carmo Fonseca, representantes do Núcleo de Políticas Inclusivas da PREX/IFB, proferiram palestra evidenciando a importância da Inclusão Educacional e os desafios para produção de material didático em Braille.

Novas oportunidades de capacitação deverão ser ofertadas no 2º semestre de 2019 para que seja suprida parte das demandas de materiais didáticos para estudantes do IFB, como também para crianças e jovens do Centro de Ensino de Estudantes com Deficiência Visual (CEEDV – GDF).