Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Em debate: Licenciatura em Matemática para agosto de 2012
Início do conteúdo da página

Em debate: Licenciatura em Matemática para agosto de 2012

Criado: Quinta, 31 de Março de 2011, 18h27 | Publicado: Quinta, 31 de Março de 2011, 18h22 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3351

Professora Nilza Bertoni em palestra no Campus Brasília

O Campus Brasília do IFB realizou na tarde desta quinta-feira, 31, uma mesa redonda para discutir o curso de Licenciatura em Matemática que será implantado no segundo semestre de 2012. Quatro professores ligados à Universidade de Brasília (UNB) participaram do encontro que teve também a presença de representantes dos campi Gama, Planaltina e Samambaia.

A professora Tânia Schmitt foi a primeira a falar durante o evento, ela tratou da legislação que baseia a criação das licenciaturas. Para a pesquisadora, a implantação de cursos para formação de professores deve levar em consideração uma série de questões, sendo que as iniciais seriam: “o profissional precisa ter conhecimentos específicos na sua área de atuação e também conhecimentos pedagógicos”.

Nilza Bertoni, professora da área de matemática da UNB, apresentou à comunidade do IFB propostas que ela considera serem necessárias para os currículos das licenciaturas. Nilza defendeu, por exemplo, que os professores tenham conhecimentos mais profundos da História da Matemática, além de mais disciplinas optativas para estes formados.

Maria Terezinha Jesus Gaspar palestrou sobre as “Diferentes Tendências da Educação Matemática” e sobre novas possibilidades para o Ensino-aprendizagem nessa área. O professor Mauro Luiz Rabelo tratou das Novas Tecnologias e a sala de aula. Ele afirmou que já trata, há algum tempo, da possibilidade de se implementar um curso de Licenciatura em Matemática à distância.

Mais licenciaturas
Os Campi Gama, Samambaia e Planaltina enviaram representantes para acompanhar as discussões. Todos os campi do IFB devem abrir licenciaturas. No Gama, será Química; em Samambaia, Biologia; em Planaltina, Ciências Agrárias; o campus Taguatinga também terá um licenciatura, provavelmente, em Física.

Próximos passos
O professor Marco Rogério, coordenador de Ensino do Campus Brasília, afirmou que outros eventos serão organizados para debater o modelo de curso a ser criado. (Matéria atualizada em 1º de abril às 16h11)

Fim do conteúdo da página