Campus Brasília discute segurança pública no entorno com instituições governamentais
Na última quarta-feira (26), no miniauditório do Campus Brasília, ocorreu uma reunião com o Conselho de Segurança Pública (Conseg) com a participação de vários representantes e membros de órgãos governamentais, tais como Batalhão Escolar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.
Estavam presentes no evento alunos, professores e a comunidade externa, moradores daquela região, que vieram corroborar as informações e solicitações de demandas ao Conseg. O evento foi promovido pela iniciativa da aluna Poliana Moreira de Lucena e Marques, discente do curso Tecnologia em Gestão Pública ofertado no Campus Brasília, motivada pelos ensinamentos do curso e por sua preocupação com a segurança dos alunos e da comunidade da região.
A abertura do evento foi realizada pela diretora-geral do campus, Patrícia Albuquerque. Em seguida, a docente Erika Cristina Rodrigues de Morais, professora de Direito do Campus Brasília, apresentou os principais pontos a serem considerados e demandados às autoridades ali presentes: problemática da violência em torno do campus, com furtos e assaltos aos alunos nos horários dos términos das aulas. Foram solicitadas uma melhor iluminação da região, a instalação de câmeras de segurança para coibir os criminosos de prática dos crimes e a presença de viaturas da Polícia Militar em rondas nos horários de saída dos alunos do turno noturno, entre 21h30 e 22h.
Diante das proposições, o Batalhão Escolar se dispôs a atender às demandas do IFB e no ConectaIF, auxiliando na segurança dos alunos. As autoridades dispuseram-se a solicitar ao DFtrans a viabilidade e a execução da transferência da parada de ônibus para um local próximo da entrada do Campus Brasília, que possui vigia e câmeras para auxiliar no combate à violência aos alunos. Além disso, a Polícia Militar garantiu também intensificar o policiamento no horário de saída dos alunos do turno noturno, assim como o delegado do 2º DP afirmou sua disposição e empenho com as demais autoridades na prevenção, investigação e combate à criminalidade na região. As demais autoridades, dentro das suas competências, dispuseram-se a corroborar para a melhoria da segurança pública da região
Uma próxima reunião deve ser agendada em breve para que sejam discutidas as deliberações já traçadas e ações já executadas. Ao final, foi solicitado que fosse articulado, no Campus Brasília, uma prefeitura ou um conselho de pais e alunos para uma efetiva representatividade e participação da comunidade do IFB ante a Administração Regional.
Redes Sociais