Página inicial > Brasília > Projeto pincel de Gestão Pública premia alunos vencedores do Desafio Hackathon

Projeto pincel de Gestão Pública premia alunos vencedores do Desafio Hackathon

Criado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 09h15 | Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 11h12 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 11h14 | Acessos: 1000

Na última quinta-feira (27), os alunos vencedores do “Hackathon: Ferramentas digitais para auxiliar os gestores públicos” foram premiados com ingressos para o cinema, no laboratório de Informática do Campus Brasília. A premiação é parte do projeto contemplado pelo Edital Pincel (Programa de Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer Discente) do campus, desenvolvido por alunas do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública da unidade. O projeto, orientado pelos professores Flávia Furtado e Tiago Segato, foi desenvolvido pelas alunas Mônica Borges, Nathyane Almeida e Nayane Camila.

Como parte do projeto, foi ofertada uma mesa-redonda sobre o perfil e os desafios dos gestores públicos do século XXI. Participaram da mesa-redonda os profissionais Marco Antônio Barnack, coordenador de Laboratório, Qualidade e Infraestrutura da Agência Nacional de Petróleo (ANP), e Alexsandro Barreto, chefe da área de Logística no Governo Federal e professor de ensino a distância do UniCEUB nas áreas de contabilidade e setor público.  Ao final do evento, os alunos presentes foram contemplados com livros sorteados.

Ainda como parte do projeto, no dia 24 de junho, foi desenvolvido um desafio no formato Hackathon, que consistia no trabalho em equipe de encontrar soluções de TI passíveis de implementação e que auxiliassem os gestores a resolver alguns desafios apresentados pelos profissionais convidados da mesa-redonda. A proposta vencedora apresentou um possível aplicativo utilizando inteligência artificial, que contaria com o auxílio de um questionário para identificar e analisar fontes de mal-estar e de ameaça à Qualidade de Vida no Trabalho.

De acordo com a aluna Nathyane, o resultado do projeto foi gratificante, tanto para a equipe quanto para os alunos que participaram de todas as etapas desse processo, no sentido de se pensar como gestor e propor soluções. “Momentos como estes propiciam aos alunos interesse pela pesquisa e desenvolvimento do país por uma entrega de qualidade e eficiência à máquina pública e a sociedade como um todo”, relatou a professora Flávia Furtado.