Página inicial > Brasília > O Workshop "Startup in School Edição Google Brasil" está com inscrições abertas

O Workshop "Startup in School Edição Google Brasil" está com inscrições abertas

Criado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 14h48 | Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 15h47 | Última atualização em Sexta, 26 de Julho de 2019, 15h47 | Acessos: 2868

Nos dias 8 a 17 de agosto acontecerá, no Campus Brasília, o workshop Competências Empreendedoras na Escolapilar de desenvolvimento do "Startup in School Edição Google Brasil". A capacitação irá abordar atividades práticas e discussão sobre ferramentas para o desenvolvimento das competências empreendedoras dos alunos (utilizadas no Startup in School), e sobre como podem ser replicadas para sala de aula. Também serão trabalhadas metodologias de Inovação, Design Thinking e Design Sprint, além de um módulo especial sobre o uso do Canvas no TCC e em outros projetos.

Os interessados deverão se inscrever no Link até o preenchimento total das vagas, sendo estas preenchidas por ordem de inscrição.

O Workshop é gratuito para os participantes, sendo oferecido pelo Google e pela Ideias de Futuro. Quaisquer custos com transporte, hospedagem e/ou alimentação não estão inclusos.

O curso possui carga horária total de 20 horas, sendo:

• 8 horas/aula presenciais, na quinta-feira, 08/08, das 8h às 17h, com certificado;
  • 12 horas/aula EAD, parte a ser oferecida nos próximos meses, com certificado.
Programação

Workshop Competências Empreendedoras na Escola — 08/08/2019, quinta-feira, das 8h às 17h — exclusivo para professores (limite de 60 vagas);

Workshop Competências Empreendedoras na Escola — 10/08/2019, sábado, das 8h às 17h — para professores, alunos, técnicos administrativos e comunidade externa (limite de 60 vagas);

Oficina de App Inventor — 12/08/2019, segunda-feira, das 13h às 17h — para professores, alunos e técnicos administrativos interessados em ser mentores do Desafio "Startup in School" (limite de 40 vagas);

Desafio "Startup in School"  — 15, 16 e 17/08/2019, quinta-feira, sexta-feira e sábado, das 8h às 17h — exclusivo para alunos do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Brasília (limite de 60 vagas).

Desafio "Startup in School"

O grande foco do evento é o Desafio "Startup in School". O programa consiste em 24 horas/aula de oficinas in loco nas escolas, distribuídas em 3 dias consecutivos de atividades, assim divididas:

- Oficina de Ideação/Design Sprint: Técnica para desenvolvimento de novos produtos, da análise do público-alvo, solução e decisão do projeto à concepção do protótipo.

- Oficina de Programação/Prototipação: Desenvolvimento do protótipo do aplicativo, utilizando o App Inventor, plataforma do MIT para aprendizado de programação.

- Oficina de Desenvolvimento: Aprofundamento em técnicas de pesquisa de entendimento e apresentação, com momento livre para o desenvolvimento de cada projeto.

- Oficina de Modelo Estratégico de Negócios: Estruturação dos aspectos básicos do modelo de negócios do projeto/startup, utilizando técnicas como o Business Model Canvas.

- Módulo de Validação e Apresentação: Apresentação dos projetos para uma banca de jurados, feedback para os grupos e anúncio do grupo vencedor da escola.

Premiação: Todos os alunos com presença superior a 75% das atividades recebem Certificado de Participação. A premiação para o grupo em primeira colocação consiste em Troféu, Certificado de Premiação e participação no Day Camp, evento no Google Campus SP em que ocorrerão palestras e a banca final do programa. No caso dos grupos vencedores de escolas fora da cidade de São Paulo, o transporte, hospedagem (se necessário) e alimentação para os alunos vencedores e para 1 professor responsável fazem parte da premiação.

Participe!