Página inicial > Brasília > Licenciatura em Dança realiza seminário na quarta e sexta-feira

Licenciatura em Dança realiza seminário na quarta e sexta-feira

Criado: Segunda, 16 de Mai de 2011, 11h17 | Publicado: Segunda, 16 de Mai de 2011, 11h15 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2077

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Dança do IFB promove na quarta-feira, 18, e na sexta-feira, 20, o seminário “Dança, Métrica e Música na Antiguidade”. Os dois encontros ocorrem em locais diferentes: dia 18 no Centro de Dança do Distrito Federal e dia 20 no campus Brasília, na 511 norte. O seminário tem início às 16h50 nos dois dias e será ministrado pelo professor Marcus Mota, do Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática da Universidade de Brasília (LADI, UnB).

De acordo com o professor Marcus Mota, o objetivo do seminário é apresentar arquivos de som aos alunos e à comunidade, mostrando o  potencial rítmico dos textos gregos para as artes cênicas. Marcus transcreveu, traduziu e interpretou arquivos de som de 2500 anos de idade, atribuindo a esses ritmos o som de palmas e pés.  “Aquilo que era texto escrito, virou som e depois dança”, diz.

A professora de dança do IFB e organizadora do seminário, Cínthia Nepomuceno, enfatiza a importância do evento para que os alunos possam conhecer e trabalhar a métrica dos textos gregos, transformados em ritmos  e danças. Segundo ela, haverá teoria e prática juntas, onde os alunos poderão compor danças com base nos ritmos que estão nos textos. “É importante que os alunos façam parte dessa experiência. É um contato com o estudo que cria uma fusão entre texto e dança”, complementa Cínthia.

O evento é gratuito e está aberto a toda comunidade sem necessidade de inscrição.