Página inicial > Brasília > Professora do IFB apresenta análise sobre licenciaturas no IF's

Professora do IFB apresenta análise sobre licenciaturas no IF's

Criado: Segunda, 23 de Mai de 2011, 10h21 | Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2011, 10h19 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2451

A professora Fernanda Bartoly, do Curso de Licenciatura em Dança, participou na quarta-feira, 18,  em Goiânia, do IV Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino (Edipe) onde apresentou o artigo científico “As Licenciaturas nos Institutos Federais: concepções e pressupostos”,  o evento ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e encerrou-se na sexta-feira, 20.

Em sua pesquisa, Fernanda analisou as diretrizes curriculares delineadas pela Secretaria de Educação Profissional (Setec) que são aplicadas atualmente nas licenciaturas oferecidas nas instituições de Ensino Técnico e Tecnológico no Brasil. Além dessas diretrizes, ela observou também os trabalhos de dois encontros de docentes da Rede de Institutos Federais, os dois seminários, ocorreram em 2010, nas cidades de Ouro Preto (MG) e Natal (RN).

A pesquisadora do IFB concluiu que, desde a criação do sistema de escolas, que hoje formam a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em 1909, até a atualidade, esse sistema saiu de um pensamento, inicialmente tecnicista, e hoje tem uma visão mais ampla sobre seu papel. Fernanda defendeu, ainda, que os docentes das licenciaturas dos Institutos Federais participem de forma ativa de debates e seminários que tratem desse assunto. O trabalho expõe que, as licenciaturas dos Institutos estão sendo implementadas para atender a uma falta de professores na Educação Básica.

O trabalho da docente, está disponível na íntegra, no endereço eletrônico: http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/didatica/co/40-164-2-SP.pdf
(Wákila Mesquita - jornalista da Reitoria)