Livro Descolonizar o Feminismo é lançado no Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, foi lançado o livro "Descolonizar o feminismo", organizado por professoras do Instituto Federal de Brasília e publicado pela editora IFB. As docentes responsáveis pela organização do livro foram Diene Ellen Tavares (Campus Brasília), Jaqueline Coelho (Campus São Sebastião), Larissa Ferreira (Campus Brasília) e Paula Balduino (Campus Planaltina).
A publicação é um dos frutos da 7ª edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça do Instituto Federal de Brasília. O livro é composto por quatorze textos elaborados por palestrantes e coordenadoras de sessões temáticas da 7ª SERNEGRA, ocorrida em 2018. São pesquisadoras, professoras, artistas, sacerdotisas de candomblé, entre outras.
O lançamento teve uma abertura solene com a presença da reitora do Instituto, Luciana Massukado, da diretora-geral do Campus Brasília, Patrícia Albuquerque de Lima, e das organizadoras do livro, além de um pocket-show com a rapper Prethais. A distribuição dos exemplares, gratuita, foi feita a todos os participantes.
O livro “Descolonizar o feminismo” também será lançado durante a VIII SERNEGRA no IFBA, em Salvador/Bahia, entre 26 e 29 de novembro. A VIII Sernegra traz a temática Democracia e Interseccionalidades: corpos negros, representações políticas e tecnologias, com a realização de conferências, oficinas, cinedebate e programação cultural, além de dezessete sessões temáticas nas quais já estão aprovadas quase 200 comunicações orais.
Redes Sociais