Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Editora IFB lança seu 1º livro nesta segunda às 19h
Início do conteúdo da página

Editora IFB lança seu 1º livro nesta segunda às 19h

Criado: Segunda, 27 de Junho de 2011, 12h41 | Publicado: Segunda, 27 de Junho de 2011, 12h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2465

A dança contemporânea e as tecnologias é o tema do primeiro livro da Editora IFB, cujo lançamento ocorre na segunda-feira, 27, às 19h na Livraria Sebinho, SCLN 406, Bl. C, Lj. 44, na Asa Norte. Com o título, “Dança Contemporânea e o Movimento Tecnologicamente Contaminado”, o livro trata da relação dessa arte com as tecnologias digitais e das mudanças que essa relação tem provocado na gênese do movimento.

A autora, professora Ana Carolina Mendes, mestre em Arte e docente do curso de Licenciatura em Dança no IFB, diz que o livro convida a olhar a dança e suas relações com a tecnologia digital em busca das marcas de uma possível “contaminação” tecnológica do movimento.

O livro é resultado da dissertação de mestrado apresentada por Ana Carolina no Instituto de Artes da UNB, em 2004. Na obra, ela discute como a tecnocultura muda a forma de se fazer o “dançar”. Ana defende que a era digital fez nascer uma “dança-tecnologia”, mas fez nascer, também uma "tecnologia da dança", ambas se transformando com as mudanças trazidas à sociedade pela tecnologia.

Na pesquisa, como estudo de caso,  a professora analisou o espetáculo “Formas Breves”, da Lia Rodrigues Cia. de Danças (RJ). Ana Carolina vê nessa manifestação artística do grupo um bom exemplo do que ela chama de movimento tecnologicamente contaminado.

Editora IFB
A Editora IFB, que inicia suas publicações em 2011, é a segunda editora “universitária” pública do Distrito Federal. O Instituto Federal de Brasília (IFB) tem regulamentação semelhante às universidades federais e a editora, ligada à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), vai publicar prioritariamente produções científicas que tenham relação com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

“Dança Contemporânea e o Movimento Tecnologicamente Contaminado” é o primeiro livro da coleção “Novos Autores da Educação Profissional e Tecnológica”, projeto financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) que visa apoiar publicações ligadas à EPT.

Fim do conteúdo da página