Página inicial > Brasília > DEaD realiza oficina por webconferência para professores do Campus Brasília

DEaD realiza oficina por webconferência para professores do Campus Brasília

Criado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 13h49 | Publicado: Quinta, 02 de Abril de 2020, 13h49 | Última atualização em Quinta, 02 de Abril de 2020, 13h49 | Acessos: 936

A Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília realizou, nesta quarta-feira (01), a oficina de Planejamento de Componente Curricular a Distância para os professores do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas do Campus Brasília. O curso, que será ofertado totalmente a distância a partir do segundo semestre de 2020, faz parte do projeto piloto de institucionalização da EaD.

A formação contou com a participação de 14 professores que puderam aprender sobre o planejamento das suas respectivas componentes curriculares para a modalidade a distância. A oficina foi realizada por webconferência em razão da pandemia de coronavírus e teve duração de aproximadamente três horas.

“A oficina foi uma excelente oportunidade prática para nós professores começarmos a nos preparar para os desafios da preparação de aulas não-presenciais efetivas, com todas as especificidades do meio, e de nos capacitar para a implementação de um ensino a distância abrangente e de qualidade nos cursos do IFB”, afirmou o professor Marx Linden.

Professora da Rede Federal há 15 anos, Cristiane Bomfim está animada para aplicar os novos conhecimentos em suas aulas. “A abordagem durante o planejamento privilegia o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem dos estudantes. Vou aplicar também no meu planejamento para o ensino presencial com expectativa de resultados melhores de aprendizagem dos estudantes que passarem pelas turmas que trabalho nos cursos de Tecnologia da Informação do Campus Brasília”.

Já para o professor Marco Rogério Lima “A oficina proporcionou aos docentes uma fundamentação teórica e prática essencial para o desenvolvimento dos conteúdos que serão ofertados neste mesmo curso a distância. Aprendemos como elaborar os objetivos de aprendizagem, identificar suas características e classificá-las quanto ao grau de complexidade, facilitando assim a melhor absorção do conteúdo pelos estudantes”, explicou.