Página inicial > Brasília > PROFEI realiza encontro para apresentação do programa

PROFEI realiza encontro para apresentação do programa

Criado: Sexta, 29 de Julho de 2011, 12h51 | Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2011, 12h51 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3106

A coordenação do Programa de Formação em Educação Inclusiva (PROFEI) realizou nesta sexta-feira, 29, o encontro “Café Inclusivo”, no auditório do Campus Brasília. O objetivo do evento foi  apresentar e divulgar as ações que constituem o programa, aprovado pelo Edital nº 04 do  PROEXT/MEC 2011, e oportunizar o envolvimento dos participantes com as ações pretendidas, além de dar visibilidade à temática da inclusão junto ao IFB, em contextos indissociáveis como o do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

Participaram do encontro a equipe executora do programa aprovado, as Pró-Reitorias de Extensão, Desenvolvimento Institucional, Ensino e Pesquisa, a Direção do Campus Brasília, além dos alunos bolsistas selecionados, dos Campi Brasília e Planaltina. Foram aproximadamente 20 pessoas que assistiram com atenção às propostas do projeto e deram seus depoimentos a respeito da expectativa da participação.

O PROFEI é um projeto que visa ao desenvolvimento de um curso de Pós-Graduação, em nível de especialização, que subsidie possíveis demandas de docentes e demais profissionais, inserindo-os na prática de pesquisas, produção de conhecimento e extensão, vinculadas à temática de extensão. O PROFEI tem por objetivo garantir o acesso, a permanência e a conclusão a alunos com necessidades específicas, em todos os níveis de educação.

“É um projeto desafiador, tanto para a extensão quanto para a pesquisa. O apoio é importante e o projeto fundamental”, diz a Pró-Reitora de Extensão, Salete Moreira. “Nos provoca a olharmos para uma tarefa que é nossa como educadores – a  de incluir”, finaliza.

O Pró-Reitor de Ensino, Nilton Cometi, falou sobre a exclusão. “Deficientes somos nós que não enxergamos a capacidade das pessoas. Cada uma delas tem seu potencial”.

Para a aluna Aline Ferreira, do curso de Licenciatura em Dança do Campus Brasília, o projeto só tem a ajudar. “Acredito na inclusão; unir e nunca separar. Quando você acredita na sua capacidade,  não se tem limite”, opina a bolsista.