Página inicial > Brasília > Campus lança o boletim Pesquisa

Campus lança o boletim Pesquisa

Criado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 14h36 | Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 14h36 | Última atualização em Quinta, 04 de Junho de 2020, 15h31 | Acessos: 733

O Campus Brasília lançou na quarta, 03 de junho, o Boletim Pesquisa. O periódico  — de divulgação interna — é um projeto da Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CDPI/CBRA), que possui como principal objetivo colocar em evidência os trabalhos dos servidores do campus, uma vez que, devido a sua proporção física, este possui um alto número de efetivos; portanto, "a grande maioria dos projetos são invisíveis aos olhos dos próprios pares", explica o autor do boletim, Prof. Júnio César. Nas palavras do docente, a CDPI do campus aponta para a riqueza e a multiplicidade de pesquisas desenvolvidas pelos colegas, dado que todos os processos referentes ao registro de projetos passam por essa coordenação.

A estrutura do periódico é composta pelas seguintes seções: o Pesquisador do Mês (direcionado a um servidor do campus com destaque em sua pesquisa, seja na publicação de artigos, livros ou participação de eventos nacionais e internacionais ou ainda na defesa de trabalhos de conclusão de cursos de Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado), o Pesquisa Júnior (destinado a compartilhar os Projetos desenvolvidos no Programas de PIBIC pelos discentes em conjunto com seus orientadores), o Pesquisa Grupos (voltado para as ações realizadas pelos grupos de pesquisa do campus, certificados pela Plataforma Lattes), o Pesquisa Eventos (concentrado na divulgação dos múltiplos eventos nas áreas de conhecimento dos docentes do campus, como congressos, seminários e outros) e o Pesquisa Notícias (direcionado às novidades do universo da Pesquisa Acadêmica, tais como editais, descobertas, tendências etc.).

A proposta do Pesquisa é ofertar informações com uma periodicidade flexível, dada as demandas de conteúdo. Nesse sentido, o conceito do periódico é compor um conteúdo construído coletivamente, configurado pelo envio das sugestões do próprio público interessado e pela construção de um lugar de diálogo e disseminação do conhecimento.

Em sua 1ª edição, o Pesquisa tem a honra de receber na seção Pesquisador do Mês, a reitora do IFB, Profª Luciana Massukado. A entrevista gravada on-line aborda aspectos relevantes e atuais da pesquisa dentro do Instituto Federal de Brasília. Em suas palavras, a reitora fala do início de sua carreira como pesquisadora, sua atuação dentro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, as dificuldades dos pesquisadores e outros temas. "... a pesquisa é plural!.... Ela deve ser valorizada como um todo, independente se é básica, aplicada ou se é de uma área x ou de uma área y, porque o desenvolvimento de um país, do próprio território, do Distrito Federal e do entorno vem a partir dessa multiplicidade, dessa junção dos diferentes tipos de pesquisa...", destaca a dirigente máxima da instituição.