Escuta especializada é debatida em evento virtual
Nessa terça-feira, 23 de junho, foi realizado pelo IFB Campus Brasília o webinar “Escuta especializada – Violência contra a criança e o adolescente”. A ação, ministrada pela servidora do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) Márcia Borba Lins, faz parte do projeto do tribunal intitulado “Maria da Penha Vai à Escola”. A articulação da formação foi realizada pela Coordenadora de Cultura, Sustentabilidade, Gênero, Raça e Estudos Afro-Brasileiros, professora Diene Tavares.
O objetivo da atividade é capacitar os servidores docentes e técnico-administrativos da instituição a realizarem a Escuta Especializada de crianças e adolescentes em situação de violência sexual. A atividade foi realizada por meio de encontro virtual, contando com a participação de cerca de 80 servidores.
A parceria do Campus Brasília com TJDFT estende-se a outras áreas de atuação. Está sendo programada para breve o webinar “Juventude masculina e relacionamentos”. O foco da atividade é o público masculino. Ações voltadas para o público feminino também serão realizadas em seguida. Os organizadores solicitam que o público aguarde a divulgação.
Escuta especializada
No evento de terça-feira, os servidores aproveitaram a formação, que tratou de conteúdos como a evolução histórica das leis de proteção à infância, do sistema de garantias de direito, dos tipos de violência contra criança e adolescente, da violência institucional e da relação entre gênero e violência sexual. Além disso, os cursistas puderam esclarecer mitos e verdades sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Para complementar, os servidores presentes puderam esclarecer as diferenças entre Escuta Especializada e Depoimento Especial, bem como contextualizar essas duas dinâmicas em relação às leis que as arregimentam. Por fim, foram dadas dicas de cursos de formação, bem como de materiais audiovisuais a respeito da temática.
Os interessados podem conferir outras informações sobre o assunto por meio desta cartilha, desenvolvida pelo TJDFT: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/cidadania/centro-judiciario-mulher/o-nucleo-judiciario-da-mulher/projetos/eixo-comunitario/infograficos-mpve_a4-5.pdf
Redes Sociais