Página inicial > Brasília > Revisão do curso de Licenciatura em Dança – relatos

Revisão do curso de Licenciatura em Dança – relatos

Criado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 15h04 | Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 15h04 | Última atualização em Sexta, 03 de Julho de 2020, 17h39 | Acessos: 914

Em 2020, o curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília está completando 10 anos. Em comemoração a esse marco, o curso está passando por um processo de revisão e reformulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o que implica uma reflexão desses anos de atuação na formação de professores de dança em Brasília.
Desde o ano passado, a comissão de revisão do PPC tem realizado diversas ações consultivas à comunidade interna e externa, como envio de formulários on-line para docentes, egressos e estudantes; roda de conversa com egressos no ConectaIF (agosto de 2019); II Seminário Público: o professor de dança no DF (dezembro de 2019); conversas nos colegiados de todas as áreas do campus; conversas com a gestão, entre outras ações.
No início do mês de junho, a comissão realizou uma roda de conversa on-line com donos de academia, escolas e estúdio de dança, locais de atuação dos estudantes e egressos do curso. O convite foi amplamente divulgado nas redes sociais, grupos de whatsapp e site do IFB. A reunião contou com a presença de 15 proprietários de escolas de dança do DF que apresentaram sugestões para a formação do licenciado em dança.
Dando continuidade a essas consultas, a comissão organizou uma conversa on-line com gestores da Secretaria de Estado de Educação e com alguns dos egressos do curso que estão atuando na SEE-DF como professores efetivos ou temporários, na área de Artes/Dança.  A comissão entende que é muito importante esse diálogo com a SEE-DF, para que possam pensar juntos o perfil desse profissional, uma vez que a atuação principal dos egressos do curso é a educação básica.
Assim, no dia 30 de junho de 2020 ocorreu essa reunião virtual com a SEE-DF promovida pela Comissão de Revisão do PPC da Licenciatura em Dança do IFB. Foi encaminhado um ofício-convite da Direção do Campus ao Secretário de Educação, reencaminhado por e-mail a vários setores, como SUBEB, DISPRE, GEAPLA, EAPE, além de coordenadorias regionais de ensino.
Estiveram presentes na reunião os docentes do curso: Raquel Purper (presidente da comissão), Juliana Passos (membro da comissão e atual coordenadora do curso), Fauzi Mansur e Marcos Buiati (membros da comissão), a diretora-geral do Campus Brasília, Patrícia Albuquerque de Lima, e os egressos do curso/professores da SEE-DF: Anna Uchôa, Bartolomeu Almeida, Gisele Moraes, Katyssinara Ramos, Michelly Alves, Pedro Ivo, Rafaela Eleutério.

Os representantes da SEE-DF presentes: assessor especial da SEE-DF, Wagner Santana; assessora da Diretoria de Serviços e Projetos Especiais e Ensino (DISPRE, Edna Miranda; Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação (GEAPLA) ,Luís Fernando Celestino e Pedro Ivo Leite, Gerência de Pesquisa, Avaliação e Formação Continuada para Gestão, Carreira Assistência, Orientação Educacional e Eixos Transversais (EAPE), Christofer Sabino e Ivanise Chagas; Coordenadorias Regionais de Ensino, Delane Lima (Gama), Regina Celi (Taguatinga), Alexandra Silva (Santa Maria) e Rosilene Dornelas (Guará).