Página inicial > Brasília > Aluno do IFB é selecionado para curso de Computação Quântica da IBM Quantum

Aluno do IFB é selecionado para curso de Computação Quântica da IBM Quantum

Criado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 17h49 | Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 17h49 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 18h23 | Acessos: 1429

Dentre 7500 pessoas com diversas formações e especializações de todo o mundo, Wanghley Soares, de apenas 17 anos, foi selecionado para o curso de Computação Quântica da IBM Internacional. Ele cursa o 3º ano de Informática na modalidade integrada no Campus Brasília e já tem um vasto caminho de aprovações, premiações e imersões acadêmicas fora do país.

O curso iniciou-se em outubro e segue até março de 2021. Wanghley explica que as atividades seriam presenciais, em Nova York, mas que, em decorrência da pandemia, todas as aulas estão acontecendo de forma virtual. “Eu terminarei esse curso com um certificado profissional de computação quântica, e as aulas são magníficas. Estou tendo aula com professores e pesquisadores da Pensilvânia, de Massachusets, com uma metodologia muito boa, que está me interessando muito”, disse o discente. Ao final das atividades, Wanghley ainda estará concorrendo a uma vaga de estagiário para o laboratório de computação quântica na IBM, nos EUA, o que depende de seu desempenho acadêmico ao longo do curso.

A IBM tem interesse em formar jovens que façam uma revolução na computação quântica. A seleção de alunos foi feita levando em consideração aspectos econômicos, acadêmicos e, principalmente, o interesse em computação quântica. No semestre 1, os alunos estão aprendendo os conceitos básicos de matemática e programação necessários para a computação quântica. Depois dessa etapa, o semestre 2 se concentrará em mecânica quântica, informação e computação quântica e algoritmos quânticos. As atividades envolvem painéis de discussão com os principais pesquisadores quânticos, envolvimento com futuros líderes quânticos e simulações em computadores quânticos reais.