Página inicial > Brasília > Projeto Hora Marcada discute temas voltados para estudantes do Ensino Médio

Projeto Hora Marcada discute temas voltados para estudantes do Ensino Médio

Criado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 18h22 | Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 18h22 | Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 18h22 | Acessos: 449

A primeira edição de 2021 do Projeto de extensão "Hora Marcada" do Instituto Federal de Brasília (IFB) acontece nos dias 11, 25 de fevereiro e 02 de março, sempre às 15 horas. As rodas de conversa virtuais foram pensadas especialmente para os estudantes do Ensino Médio e trazem temas escolhidos por eles em pesquisa realizada pelos seus organizadores, os alunos do segundo módulo do curso técnico Subsequente em Eventos: bem-estar, violência  sexual contra adolescentes e feminismo.

O evento de abertura — que acontecerá no dia 11 de fevereiro — terá como tema “Fala, Jovem! Te 'COVIDamos' a falar sobre bem-estar!”. A atividade contará com a participação de duas psicólogas: Simone Santos, que utiliza a abordagem terapêutica Gestalt e possui experiência em palestras sobre bem estar geral, e Marina Monteiro, que é especializada em Psicologia Transpessoal pela Universidade Internacional da Paz, em Curitiba. As duas abordarão os impactos psicológicos aos jovens durante o atual contexto de isolamento social, bem como formas de manter o bem estar nesse período.

O segundo dia de evento, 25, será dedicado à discussão da temática da violência sexual contra adolescentes e relacionamento abusivo. Para fomentar a discussão, haverá um momento de Storytelling (história contada por intermédio de narrativa envolvente e enredo elaborado) com Talitha Antunes, aluna do Curso Técnico Subsequente em Eventos, sobre um caso real de abuso “A história de Marina: violência sexual e relacionamento abusivo na adolescência”, além da palestrante Elissélia Ramos, docente do IFB e Coordenadora do projeto Multiplicadores do Bem.

Para fechar a programação com chave de ouro, o terceiro dia, 2 de março, “Feminismo” contará com palestras sobre autoestima com a influenciadora digital, Clarinha Mar, e empoderamento feminino com a diretora do projeto Women’s Democracy Network Brazil (WDN Brazil), Silvia Rita Souza, e apresentação artística com Realleza. Durante o evento, Intérpretes de Libras farão a tradução simultânea das palestras e haverá certificação aos que participarem das rodas de conversa.

O Projeto Hora Marcada se dedicou, até o momento, à promoção da diversidade da cultura brasileira. Porém, com a latente necessidade de debater outros temas  relativos à sociedade brasileira no espaço escolar, o projeto foi ampliado. Antes, os eventos culturais ocorriam semanalmente, com dia e horário fixos, nos  intervalos das aulas, e posteriormente no horário do almoço. Agora, devido ao contexto de pandemia, o evento será realizado de forma on-line, pela plataforma Google Meet e o link será divulgado no dia do evento.

“Considero fundamental discutirmos estes temas para a formação cidadã da nossa comunidade escolar”, afirma a docente Sandra Mara Tabosa, idealizadora do projeto junto com a pedagoga Pollyana Maria Martins. Nesta edição, o evento conta com o apoio dos docentes Alice Watson, João Vicente Roberto e Rosane Queiroz, e é organizado pelos estudantes do Curso Técnico em Eventos, modalidade subsequente, no qual os conceitos, técnicas de planejamento e organização de eventos são praticados. O Núcleo de  Gênero e Diversidade do IFB, o projeto Multiplicadores do Bem, o Womens Democracy Network, a Simone Santos Piscologia e @clarinhamarofic são os parceiros do evento, que terá  tradução simultânea das palestras em libras e certificação para os participantes.

As inscrições serão feitas pelo Sympla, corre lá, temos uma Hora Marcada! Esperamos vocês!  O link do meet será enviado no dia do evento.

Acompanhe as redes sociais do evento: