Página inicial > Brasília > Estudantes participam do Dia da Internet Segura

Estudantes participam do Dia da Internet Segura

Criado: Quarta, 10 de Março de 2021, 05h21 | Publicado: Quarta, 10 de Março de 2021, 05h22 | Última atualização em Quarta, 10 de Março de 2021, 16h00 | Acessos: 500

O Dia da Internet Segura (Safer Internet Day) aconteceu mundialmente no dia 09 de fevereiro de 2021 por meio do YouTube. Esse evento foi transmitido em vários países e, no Brasil, pelo NIC.Br com o slogan  “Together for a better internet”.

Alguns dos objetivos do evento foram:

(1) unir vários países e diversas línguas com ações para que a internet seja um local melhor e mais seguro;

(2) incentivar reflexões sobre diversos assuntos como, por exemplo, o cenário atual em que estudantes/jovens passam muitas horas em frente aos eletrônicos com acesso à internet e expostos a informações seguras e fakes, sextorsão, bullying, dentre outros; e

(3) oferecer um Guia da Internet Segura e divulgar uma helpline para ajudar pessoas quando precisarem.

No IFB Campus Brasília, as professoras Vanessa Araujo e Sylvana Santos  incentivaram os discentes de 1º ano do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática a participarem do evento e darem suas contribuições para que a Internet seja um local melhor e mais seguro.

Para isso, as professoras orientaram os discentes de três turmas a desenvolverem uma atividade integrada dos componentes curriculares de Língua Inglesa  I e Redes de Computadores com base nos temas abordados pelo evento e com o objetivo de integrar conteúdos de ambos os componentes.

Os discentes produziram minitextos em inglês sobre os temas do evento e utilizaram a ferramenta Jamboard, que é um produto da Google. Essa ferramenta permite incluir elementos gráficos, como o post-it para inserir textos, imagens externas e usá-lo como uma lousa de forma colaborativa e on-line.

A produção contou com 27 estudantes. Os resultados dessa atuação integrada entre as professoras e respectivas avaliações foram considerados bastante satisfatórios, porque atingiu os objetivos didáticos de ambos componentes e ainda despertou o interesse discente para questões relativas à internet segura e os riscos do uso de redes sociais de forma descuidada pelo usuário.

“Esperamos que mais estudantes do IFB participem das próximas edições do evento Dia da Internet Segura e, consequentemente, contribuam para a construção de um local melhor de convivência na internet”, comentaram as professoras.

Confira em anexo algumas atividades produzidas.