Página inicial > Brasília > Pós-graduada pelo ProfEPT publica artigo sobre educação para a cultura

Pós-graduada pelo ProfEPT publica artigo sobre educação para a cultura

Criado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 18h02 | Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 18h02 | Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 13h21 | Acessos: 823

A mestre pelo Programa em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Brasília – IFB Angélica Marques Silva de Sousa e seu orientador Prof. Marcos Ramon Gomes Ferreira acabam de publicar o artigo “Cinema, ensino e aprendizagem: um relato em defesa do espectador na educação para a cultura” no livro Educação Estética: diálogos com a Teoria Histórico-Cultural (clique aqui para acessar o e-Book).

O artigo problematiza a influência do cinema na vida dos jovens a fim de encontrar possibilidades de educação para essa ferramenta sem desconsiderar suas funções artísticas. O texto destaca questões relacionadas à indústria cultural, à emancipação do espectador e à educação para cultura.

O artigo detalha ainda uma pesquisa qualitativa validada com o uso de questionários e rodas de conversa. Trata-se de um estudo de caso realizado com 34 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado em Informática do IFB Campus Brasília.

O resultado demonstrou ser possível articular o cinema à educação formal desde que o espectador não seja visto como um elemento passivo, e sejam mantidas as características típicas de sua relação com a obra de arte. São elas: a afetividade, o debate em torno dos filmes e, por conseguinte, a produção de novas visões de mundo.