Página inicial > Brasília > II Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança: “Epistemologias Somáticas em Movimento”

Criado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 08h40 | Publicado: Sexta, 11 de Junho de 2021, 08h40 | Última atualização em Sexta, 11 de Junho de 2021, 08h42 | Acessos: 1109

O Instituto Federal de Brasília (IFB) realiza, de 23 a 27 de junho, o II Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança: “Epistemologias Somáticas em Movimento”.

A segunda edição do Encontro busca dar continuidade às questões pertinentes ao campo da Somática e sua produtiva relação com a dança, por meio da reunião de pesquisadores, docentes, praticantes e estudantes nacionais e internacionais, proporcionando o fortalecimento dos laços fluidos da experiência sensível coletiva e integrada.

Com o apoio do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e da CAPES, além de uma parceria multi-institucional, o evento acontecerá no formato on-line, gratuito, e os inscritos poderão participar via plataforma digital EVEN3.

As Inscrições estão disponíveis no site do evento encontrosomaticabrasil.com.br e os links de transmissão de cada atividade serão disponibilizados no perfil do participante cadastrado/credenciado.

O encontro é uma realização dos grupos de pesquisa da área de Dança do IFB Campus Brasília: Coletivo de Estudos em Dança, Somática e Improvisação (CEDA-SI) e CorpoImagem na Improvisação.

Somática

A Somática é um campo epistemológico contemporâneo composto de diferentes sistemas, métodos e técnicas, cujo eixo de atenção é o corpo vivo em movimento. A Somática é um modo de estar no mundo, abrindo-se para o conhecimento sensível e atuando na transformação do ser/estar a partir da regulação de desequilíbrios psicofísicos da pessoa.  Nesse contexto, ao nos engajarmos num diálogo atento com nosso próprio corpo, podemos reaprender e descobrir possibilidades, livrar-nos de dores, mover-nos com mais facilidade, realizar os trabalhos da vida com mais eficiência e atuar com maior vitalidade, expressividade e criatividade.

Em tempos de distanciamento social, torna-se fundamental a reavaliação de conceitos, condutas, prioridades, valorização das relações, do coletivo e respeito com o outro e consigo mesmo. A criação de um campo somático no formato virtual é um caminho para a descoberta de si e do outro, na busca por conexões reais e duradouras.

Nesta segunda edição, o tema “Epistemologias Somáticas em Movimento” busca reafirmar a Somática como campo de conhecimento, seja voltando às suas origens, a partir dos saberes ancestrais, em sua tradição oral, tátil e descentralizada, seja contemplando as novas produções acadêmicas que passam a considerar a Somática como uma experiência que ultrapassa os limites disciplinares. A disseminação, a ampliação e o aprofundamento dos saberes somáticos apresentam-se como um convite a todas as pessoas interessadas! Arte, saúde, educação e filosofia se juntam para transcender a própria

Data: 23 a 27 de junho de 2021

Plataforma EVEN3