Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília lança campanha "Absorvente para todas"
Início do conteúdo da página

IFB Campus Brasília lança campanha "Absorvente para todas"

Criado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 10h38 | Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 10h38 | Última atualização em Quinta, 17 de Junho de 2021, 10h38 | Acessos: 1009

O IFB Campus Brasília, por meio do Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED), lançou, nesta quarta-feira, 16 de junho, a campanha "Absorvente para todas", que busca arrecadar doações de absorventes higiênicos, coletores menstruais e calcinhas absorventes para nossas estudantes.

Os interessados podem deixar sua doação na recepção do IFB Campus Brasília, localizado na Quadra 610 norte, Via L2, Asa Norte. A comissão informa que não está aceitando doações em dinheiro.

 

Dados

A falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e isso é agravado pelo tabu em torno da menstruação. Uma pesquisa realizada pela empresa P&G revela que o índice de mulheres sem acesso à absorventes no Brasil ultrapassa bastante a estimativa global da ONU. A ONU estima que 1 em cada 10 meninas falte à escola durante a menstruação, e no Brasil esse índice é ainda pior. Segundo a pesquisa, no Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar.

De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” realizado pela UNICEF, 713 mil meninas brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Ainda de acordo com este estudo, cerca de 200 mil alunas estão totalmente privadas de condições mínimas para cuidar da sua menstruação na escola. Com isso, muitas meninas deixam de frequentar as aulas por estarem menstruadas.

Fim do conteúdo da página