Página inicial > Brasília > Projeto Hora Marcada reflete sobre os impactos da pandemia

Projeto Hora Marcada reflete sobre os impactos da pandemia

Criado: Terça, 20 de Julho de 2021, 15h04 | Publicado: Terça, 20 de Julho de 2021, 15h04 | Última atualização em Terça, 20 de Julho de 2021, 15h04 | Acessos: 667

A segunda edição on-line de 2021 do projeto de extensão Hora Marcada do Instituto Federal de Brasília (IFB) acontece nos dias 4, 5 e 6 de agosto. As rodas de conversa virtuais surgiram da necessidade de se refletir sobre o impacto da pandemia em três públicos: empreendedor, mulher e animal. Dentro destas temáticas, os alunos do segundo módulo do curso Técnico em Eventos (Subsequente) irão abordar: a potência da mulher negra e a violência contra a mulher, produção cultural e o empreendedorismo digital, além do aumento do abandono de animais domésticos, uma das consequências econômicas pós-Covid 19.

O evento de abertura, “Ser Empreendedor”, no dia 4 de agosto, às 9h, iniciará com a abertura cultural da poeta Sara Benedita, seguida da roda de conversa “Perspectivas da Produção Cultural em Tempos de Pandemia", com as convidadas Mariana Gominho e as produtoras do Perifa Brechó Kellen Vieira e Sara Badu. Pesquisa realizada pela FGV, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e o Sebrae, revela queda de 31,8% do PIB do segmento em 2020, e as convidadas irão abordar estes impactos a partir de suas experiências.

Após o bate-papo sobre produção cultural, às 10h, é a vez da palestra “Empreendedorismo Digi Tec”, com a professora de marketing contábil e contadora, Zenaide Carvalho. Segundo a pesquisa Pulso e Empresa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizada com 2,8 milhões de empresas na segunda quinzena de junho de 2020, 62,4% das empresas foram negativamente impactadas pela pandemia e 33,5% das empresas adotaram a entrega de produtos por delivery e a execução de serviços na internet. A transformação digital foi uma estratégia de sobrevivência das empresas e  se tornou uma nova porta de entrada para quem deseja ser dono do próprio negócio após a pandemia.

O segundo dia (05/08) de evento, de 15h às 17h, será dedicado à discussão da temática “Ser mulher”. Quais são os desafios e potencialidades de ser mulher durante este período tão turbulento? Para abrir a discussão, às 15h,  teremos a roda de conversa “O poder da Mulher Negra", com a participação especial da consultoria  “Indique  uma Preta”, da pedagoga Diarley Vianna e da multiartista Taty Moudrak- mulheres negras que encorajam outras mulheres a descobrirem seu potencial.

Para dar sequência ao debate, às 16h, iremos abordar um dos maiores impactos sociais da pandemia, o aumento da violência contra as mulheres, na palestra “Violência nunca mais”. Em 2020, o Brasil registrou 105.821 denúncias deste tipo de crime e, para refletir sobre o índice brasileiro de vítimas  femininas, a nossa convidada, a psicóloga Nathália Andrade irá falar sobre a Lei Maria da Penha: avanços e desafios em tempos de pandemia e tipos de violência

Para fechar a programação, o terceiro dia do Hora Marcada (06/08), às 15h, traz a palestra “Ser animal - Por que abandonar? - motivação e reflexão por trás do abandono de animais domésticos na pandemia”, um webinário com a participação de Ana Paula Vasconcellos - advogada de direitos animais  e Vânia Nunes - diretora do Fórum Animal.

É Importante ressaltar que durante o evento, intérpretes de Libras serão responsáveis pela tradução simultânea das palestras. As intérpretes serão: Bárbara, Bruna, Cássia, Karoline e Palloma, além disso serão disponibilizados certificados aos que participarem das rodas de conversa.

Em relação ao Projeto Hora Marcada, dedica-se à promoção da diversidade da cultura brasileira e outros temas  relativos à sociedade brasileira no espaço escolar, o qual foi idealizado pela professora Sandra Mara Tabosa e pela pedagoga Pollyana Maria Martins. O projeto possui apoio dos seguintes docentes: Alice Watson, João Vicente Roberto, Marina Weber, Camila Bretas e Rosane Queiroz. Ademais, conta ainda com o apoio e organização dos estudantes do Curso Técnico em Eventos, modalidade subsequente, no qual os conceitos, técnicas de planejamento e organização de eventos são praticados.

O link do evento, que será transmitido pelo Youtube, será enviado no dia da roda de conversa.

Acompanhe nosso Instagram:  https://www.instagram.com/horamarcada_/

Faça a sua inscrição: http://www.even3.com.br/horamarcada2