Página inicial > Brasília > Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do IFB Campus Brasília completa um ano nesta quinta (9)

Criado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 17h29 | Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 17h29 | Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 14h35 | Acessos: 655

O Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do IFB Campus Brasília (Neabi CBRA) completa um ano nesta quinta, 9 de setembro de 2021.

Aprovado pela portaria 86 de 9 de setembro de 2020, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, o NEABI do IFB Campus Brasília, é um setor de natureza propositiva, consultiva e executiva. Tem como missão promover e contribuir para ações de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculadas às temáticas das identidades e relações étnico-raciais, especialmente quanto às populações afrodescendentes e indígenas, no âmbito da instituição e também em suas relações com a comunidade externa.

Um dos objetivos do núcleo é contribuir com o cumprimento das leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, que instituem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais, e para o Ensino da História e Culturas Afro-Brasileira e Indígena.

Embora tenha sido formalizado recentemente e durante a pandemia, o NEABI CBRA já é um importante espaço de ação no campus, ao promover, fortalecer e articular atividades voltadas ao respeito à diversidade étnico-racial para estudantes e servidores. Essas ações formativas visam produzir um conteúdo que contribua para uma educação pluricultural e pluriétnica, para o conhecimento e a valorização da história dos povos africanos, da cultura afro-brasileira, da cultura indígena e da diversidade na construção histórica e cultural do país.

Para celebrarmos o aniversário de 1 ano do NEABI Campus Brasília, divulgamos no vídeo o resultado da 1ª Exposição de Fotografias NEABI CBRA, com o tema “Educação não Discriminatória”.

Estudantes que participaram:  Ana Karoline Pereira Dutra, Bárbara Rehkayie Kaxuyana Inglez de Sousa e Sara Lima Gaspar.

Desafios do Neabi

Segundo a professora Marcela Oliveira, atual coordenadora de Sustentabilidade, Cultura, Gênero, Raça e Estudos Afro-brasileiros do Campus Brasília, há muitos desafios a serem resolvidos. "Estamos em processo de institucionalização dos Neabis do IFB. A ideia é criarmos uma rede unificada com todos os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) e os Núcleos de Gênero e Diversidade (Nugeds) para fortalecer nossas pautas e ações em um regulamento", explicou.

O que fizemos

A professora destaca que o Neabi fez muitas atividades em parceria com o Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) do campus, "pois entendemos que as pautas de gênero e relações étnico-raciais são interseccionais e, consequentemente, indissociáveis", esclarece.  Durante o  semestre letivo, 2021.1 foram feitos os seguintes eventos:

• 1º Julho das Pretas, com duas rodas de conversas: a primeira sobre Interseccionalidade, racismo tecnológico e decolonialidade, e a segunda sobre educação não discriminatória.
  • Roda de conversa Representação LGBTQI+ na política eleitoral
  • Palestra 15 anos da lei Maria da Penha
  • Roda de conversa Saberes Indígenas e experiência escolar

Além dos eventos, que são ações formativas, o Neabi também faz parte do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (CONNEABs), da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e do processo de heteroidentificação dos estudantes no campus.