Página inicial > Brasília > Campus Brasília recebe os dois primeiros blocos de sua sede definitiva

Campus Brasília recebe os dois primeiros blocos de sua sede definitiva

Criado: Quinta, 19 de Janeiro de 2012, 15h04 | Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2012, 15h04 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3152

Da esquerda para direita: Paulo César Pereira, Eliezer Pacheco, Wilson Conciani, Aléssio Barros e Elias Oliveira fazem o descerramento da placa de entrega dos dois primeiros blocos do Campus Brasília.

Foram entregues, na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro, os Blocos 1 e 2 do Campus Brasília do Instituto Federal (IFB), em solenidade que contou com a participação de servidores da reitoria e de outros campi do IFB.

O diretor-geral da unidade, Elias Vieira de Oliveira, abriu a cerimônia, que também contou com as palavras do reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Paulo César Pereira, do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Aléssio Trindade Barros, do reitor do IFB, Wilson Conciani, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC), Eliezer Moreira Pacheco.

Após as falas e o descerramento da placa, os presentes foram convidados para conhecer o novo espaço. Os dois blocos possuem 44 salas de aula, salas de apoio estudantil e administrativo e lanchonete.

Para o secretário, entregar uma unidade de ensino é a maior alegria para quem trabalha com educação. “Este momento de entrega é a concretização de um projeto, especialmente deste projeto em curso no país, hoje, que é levar a educação pública de qualidade para todos os brasileiros, seja no ensino superior, no ensino profissional ou na formação inicial”, afirma Eliezer.

O reitor do IFB também compreende a importância e a alegria do momento. “Particularmente, ao entregar este campus, sinto que estamos indo em direção a esta utopia que construímos no Brasil – um país que acolhe todas as pessoas e que nós, por meio da educação profissional, podemos transformá-lo”. Para ele, mais importante que a construção física é a participação humana no processo. “O prédio é apenas uma parte, mas essa parte é importante porque traz para dentro da escola muitas pessoas que estão fora há muito tempo”, finaliza Conciani.

Homenagens

Durante a cerimônia, foram realizadas homenagens a pessoas que contribuíram com relevantes serviços para a concretização do momento. Foram homenageados: o reitor do IFG, Paulo César Pereira, que ajudou na implantação do Instituto Federal em Brasília; o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Aléssio Trindade Barros, que ocupou o cargo de reitor do IFB e contribuiu no desenvolvimento da Instituição, e também o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco.

Em seu discurso, o reitor do IFB, Wilson Conciani, fez questão de lembrar e também homenagear os funcionários que trabalharam em todos os processos da obra. “O grande diferencial de obras como esta que está sendo entregue é que esses funcionários terão a oportunidade de usufruir e estudar aqui, no prédio que eles mesmos construíram”, afirmou o reitor.Foto do Bloco 1 do Campus Brasília, que foi entregue nesta quinta-feira.

O Campus

A sede definitiva do Campus Brasília do IFB é a maior unidade em construção do país. Além de funcionar como escola, depois de completamente pronta, a unidade servirá de suporte para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, disponibilizando os espaços para eventos e encontros da rede.

Ainda restam ser entregues as salas de laboratórios específicos dos cursos técnicos e superiores, além da biblioteca, teatro e ginásio poliesportivo. Estão sendo investidos, em toda a obra, incluindo o prédio em que hoje funciona a reitoria do IFB, mais de 90 milhões de reais.

As aulas serão iniciadas no dia 26 de março, quando começa o primeiro semestre letivo para as novas turmas do campus. Para Conciani, a unidade quitará uma antiga dívida de Brasília com o ensino técnico profissional. “Com esse prédio próprio, Brasília irá ter aquilo que lhe foi negada durante cinquenta anos, que é uma escola técnica federal”, finaliza o reitor.