Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília avança nas tratativas com a Receita Federal para implantação do Observatório Social Universitário

Criado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 17h24 | Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 17h24 | Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 17h24 | Acessos: 613

Em maio de 2021, a Coordenação de Extensão do IFB Campus Brasília foi procurada pela Receita Federal para tratar acerca do projeto intitulado Observatório Social Universitário. A partir daí, reuniões foram realizadas para implantação da ação no campus. Atualmente, o projeto está sendo coordenado pela professora da Área de Gestão e Negócios Neli Terezinha Silva. A portaria 123/2021 — DGBR/RIFB foi homologada em 13 de outubro de 2021 para institucionalizar as ações iniciais.

De acordo com Reginaldo Araújo, servidor da Receita Federal, “apoiar a criação de Observatórios Sociais é uma atividade que se insere na Cadeia de Valor da Receita Federal do Brasil — RFB, no que tange ao desenvolvimento da Moral Tributária e ao aperfeiçoamento das relações da instituição com a sociedade e dos serviços a ela prestados”.

Semelhante aos Serviços de Prática Jurídica bastante conhecidos nas Faculdades de Direito, bem como os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal – NAF nas Faculdades de Ciências Contábeis, a ideia dos Observatórios Sociais Universitários apoiados pela Receita Federal é criar um espaço de aprendizagem dentro das instituições de ensino  através de projetos de extensão, disciplinas optativas, oficinas ou minicursos, com foco na disseminação da Educação Fiscal e do Controle Social para o corpo discente e sociedade em geral.

De acordo com o Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão do IFB Campus Brasília, Prof. Rafael Lavrador, “este projeto proporcionará um grande avanço nas ações de extensão do IFB Campus Brasília, além de aproximar o IFB de um parceiro extremamente relevante, abrindo espaço para inúmeras oportunidades, além de enriquecer nossa comunidade com conhecimento a respeito de Controle Social e Educação Fiscal”.

A primeira ação dessa parceria será a realização de uma palestra, aberta à comunidade escolar, sobre Cidadania Fiscal, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 08/12, às 19h30min, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=nHHq77TldxQ.