Página inicial > Brasília > 3ª Semana Acadêmica chega ao final após intensa programação

3ª Semana Acadêmica chega ao final após intensa programação

Criado: Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 17h25 | Publicado: Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 17h25 | Última atualização em Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 17h25 | Acessos: 516

Evento realizado pelo eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer (T,H&L) do IFB Campus Brasília teve três dias de programação, 250 inscritos e quatro transmissões pela TV IFB com audiência de cerca de 1500 pessoas,

“Agora o planejamento é a lápis”, resumiu o sócio da Influ Produções, Pedro Batista, ao falar sobre o “Futuro dos Eventos”. Essa foi a essência do aprendizado desses três dias da 3ª Semana Acadêmica — Eventos Híbridos Reflexão e Prática, realizada nos dias 26, 27 e 28 de janeiro pelo colegiado da área de T,H&L. Com um cenário instável, sujeito a alterações devido ao contexto da pandemia, o planejamento teve de ser mais curto (poucos meses antes do evento) e flexível. Apenas uma certeza: mesmo a pandemia passando, os eventos híbridos vieram para ficar.

Além disso, como reforçou Franklin Costa, do ØCLB, os profissionais que desejam atuar na área também devem “saber desenhar uma jornada de experiência para o on-line e o presencial”, ter empatia e criar diálogo com a sua comunidade, agora não mais vista apenas como um público-alvo a ser atingido. Foram muitos aprendizados ao longo de três dias de eventos, duas rodas de conversa, quatro oficinas, uma mentoria e um lançamento de livro.

A semana começou no dia 26, às 10h, com uma potente abertura realizada pelos alunos do Técnico Subsequentes em Eventos. Na “Roda de Conversa: “DIVERSAS” — Transversalidades Culturais Aplicadas no Ambiente Acadêmico do Instituto Federal de Brasília”, com a participação dos deputados Leandro Grass e Fábio Félix, entre professores do Instituto Federal e alunos do IFB, ficou claro o quanto entender, respeitar e lutar pela diversidade em todos os espaços é imprescindível para o futuro profissional de eventos.

A acessibilidade, abordada no primeiro dia de evento, voltou a ser tema no dia 28, com o workshop “Acessibilidade Digital em Eventos”. A oficina foi realizada pelos professores Letícia Lima, Luciana Reis e Diêgo Melo, que deram dicas práticas aos participantes de como criar conteúdos acessíveis nas redes sociais, comunicação digital inclusiva e eventos híbridos acessíveis.

No mesmo dia, focada na capacitação para trabalhar em eventos híbridos, foi realizada a oficina “Diversas formas de monetizar no espaço virtual”, com indicação de como as redes sociais podem dar retorno financeiro desde que utilizadas de forma profissional. À tarde, a professora Rafaela Caetano tratou sobre “Protocolos de segurança na retomada dos eventos presenciais” com reflexões práticas para esse cenário.

A oficina “Como realizar transmissões de eventos híbridos” com o diretor criativo da Ao Cubo Produções, Diego Sales, teve que ser transferida para o sábado pela manhã e trouxe de perto a realidade de quem grava e transmite lives diariamente em um estúdio. Na mentoria de projetos do Técnico em Eventos (subsequente e integrado ao Ensino Médio), Fabrício Ofuji e Rosely Youssef fizeram contribuições valiosas para os seis trabalhos apresentados.

Para encerrar a programação, no dia 28, às 19h, as organizadoras do livro “Eventos Híbridos: reflexão e prática”, Letícia Lima e Alice Watson, convidaram as autoras (foram 10 representando as duplas de cada capítulo) para comentarem seus capítulos e fazer um pré-lançamento do livro, que será publicado neste ano pela Editora IFB. O evento contou com  a participação da reitora do IFB, Luciana Matsukado, e terminou com um descontraído brinde virtual, celebrando a participação do público e convidando o público a participar da 4ª Semana Acadêmica.

Os vídeos das rodas de conversa, abertura, encerramento e worshop de acessibilidade estão disponíveis na playlist da TV IFB:

As oficinas sobre “Como realizar a transmissão de um evento híbrido” e “Diversas formas de monetizar no espaço virtual” estarão disponíveis até a próxima semana no canal do Youtube Campus Brasília: https://www.youtube.com/channel/UCQj4ZDlmCRK3fN87B5GBr2w/videos.