Página inicial > Brasília > Estudante do IFB publica textos na coletânea Lacunas

Estudante do IFB publica textos na coletânea Lacunas

Criado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 07h33 | Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 07h33 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 07h34 | Acessos: 395

O estudante André Luiz, 18 anos, é um dos 15 autores da Coletânea Lacunas II, publicada pela editora Avá. André Luiz é um estudante com paralisia cerebral, que está terminando o 3º ano do Ensino Médio Integrado em Informática no IFB Campus Brasília. Os textos do livro abordam as lacunas vivenciadas por pessoas com deficiência e trazem a literatura como uma forma de busca por preenchimentos existenciais, sensíveis e imaginários. Os coautores da publicação são alunos do curso de escrita criativa da Verbal Assessoria Linguística.

Segundo a mãe do estudante, Nara Araújo, a publicação tem sido utilizada por professores da rede pública em Goiás, valorizando temáticas transversais, como o respeito à diversidade. Para a professora Cleide Cruz, que ministrou componentes de Língua Portuguesa para o estudante, a escrita criativa trouxe muitas colaborações para o seu desenvolvimento, “pois trabalhou nele metodologias e técnicas de colocar no papel o seu mundo interior, conhecer outros escritores, organizar as ideias e ampliar o repertório lexical”, comenta.

De acordo com a professora Cleide Cruz, atividades extraclasse podem trazer influências positivas para o desenvolvimento dos estudantes: “no caso do André, a escrita criativa o motivou a prestar mais atenção na elaboração de diferentes gêneros e tipos textuais, seja na formulação de uma resposta na área da Filosofia, da Língua Portuguesa, da Artes-Dança entre outras que fazem parte do currículo do IFB, seja na escrita de uma poesia autoral”.

No IFB, desde 2014, os professores têm realizado ações de extensão extraclasse focadas em atividades de escrita e leitura, permitindo aos estudantes um desenvolvimento para além das atividades de sala de aula. Alguns exemplos são os projetos “Grupo de Estudo e Oficinas de Leitura e Escrita” (IFB Campus São Sebastião, 2014) e “Projeto Leitura de Mundo & Escrita de Palavras” (IFB Campus Estrutural, 2017). Conheça aqui outros projetos de extensão desenvolvidos na instituição.