Página inicial > Brasília > Semana Pedagógica oportuniza momentos de reflexão e debate

Semana Pedagógica oportuniza momentos de reflexão e debate

Criado: Quinta, 31 de Março de 2022, 15h51 | Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 15h51 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 15h51 | Acessos: 564

Nesta quarta-feira, 30 de abril, aconteceu o terceiro dia da Semana Pedagógica do IFB Campus Brasília, contando com cinco atividades realizadas de maneira concomitante. O intuito do evento foi sensibilizar e engajar os docentes nos diversos assuntos que impactam o desenvolvimento da docência no IFB Campus Brasília, oportunizando momentos de reflexão e debate.

Os docentes puderam participar da atividade “Internalização dos processos mapeados do IFB Campus Brasília”, que foi conduzida pela comissão de mapeamento de processos do campus. O principal objetivo do evento foi divulgar a importância do gerenciamento de processos para a eficiência, a eficácia e a objetividade dos resultados organizacionais. Além disso, na ocasião foram apresentados os processos já mapeados até o momento, realizando-se o lançamento do repositório dos processos mapeados, a fim de que toda a comunidade possa consultá-lo.

Outra atividade realizada foi denominada “Adaptação curricular: caminhos possíveis e estudo de caso”, que consistiu na apresentação do trabalho realizado pela Comissão de Adaptação Curricular em 2021. Foram abordados aspectos gerais da adaptação curricular, demonstrando sua importância e seu impacto na formação e na qualidade de vida do estudante, apresentando-se ainda um estudo de caso para exemplificar a adaptação curricular.

Os professores também tiveram oportunidade de participar da atividade “Principais causas da evasão no período remoto e busca ativa aos estudantes com dificuldade”, na qual houve a apresentação de levantamento de dados realizado nos cursos técnicos subsequentes e superiores sobre as principais causas de evasão, tratando-se ainda da busca ativa realizada pelos mediadores virtuais durante o período remoto.

Também foi possível participar da atividade “Conheça a biblioteca: acervos digitais e serviços”, em que houve a apresentação de bases de dados de livros eletrônicos Minha Biblioteca e Biblioteca Virtual Pearson; além da base de dados Target Gedweb de normas da ABNT e internacionais. Na ocasião ainda foram apresentados a Biblioteca Digital de TCCs e o Espaço Virtual da Biblioteca no NEaD, com indicações dos serviços prestados pela Biblioteca.

No evento “Extensão: desafios e oportunidades para o IFB Campus Brasília” foram apresentados alguns projetos desenvolvidos por servidores com a comunidade externa. Os docentes Simone Pinheiro, Juliana Passos e Marcelo Rodrigues falaram, respectivamente, sobre sustentabilidade, dança e cultura e biogás. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os extensionistas por meio de perguntas, sugestões e proposição de parcerias entre projetos.

A atividade contou também com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Paulo Henrique Wanderley, que falou sobre diversos assuntos relacionados à extensão, apontando os horizontes desse eixo no IFB. Dentre os assuntos abordados estiveram: os editais, curricularização da extensão e a realização de projetos multicampi. A coordenadora de Extensão, Rafaela Caetano, comentou que ficou bastante contente com a atividade, que “reuniu diversos colegas para discutir um eixo relevante na formação voltada ao protagonismo do estudante e que impacta a sociedade civil”, explicou.