Página inicial > Brasília > Projeto Mínimo Necessário começa a ser veiculado esta semana

Projeto Mínimo Necessário começa a ser veiculado esta semana

Criado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 17h07 | Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 17h07 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2022, 17h32 | Acessos: 716

O "Mínimo Necessário" é um projeto audiovisual que vai disponibilizar vídeos com dicas para um dia a dia mais sustentável. É um projeto de extensão, aprovado via edital pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), que tem a participação das docentes Simone Pinheiro, Marina Weber e da estudante bolsista Deyse Florêncio, todas do curso Tecnologia em Eventos do IFB Campus Brasília.  A cada semana, e sempre às quartas-feiras, serão postados episódios no Youtube e  nas redes do Instituto Lixo Zero Brasil (@institutolixozerobrasil). As datas das veiculações acontecem nos dias 06, 13, 20 e 27 de abril / 4, 11, 18 e 25 de maio e 1º e 8 de junho.

A ideia surgiu da percepção dentro e fora do IF em relação à dificuldade da população em separar resíduos e adotar práticas simples para ter um cotidiano mais sustentável e menos impactante. E essa realidade também não se mostrou diferente nos dez campi do Instituto Federal de Brasília.

"Ainda temos que ensinar as pessoas a não jogar lixo no chão'', diz a professora Simone Pinheiro do IFB, que ministra há 11 anos a disciplina "Ética e Sustentabilidade em Eventos" e é presidente da Comissão IF Ambiental.

Foi a partir dessa angústia e após a análise do relatório da pesquisa do Instituto IBOPE Inteligência Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros, no qual se constata que para "77% dos brasileiros é mais importante proteger o meio ambiente, mesmo que isso signifique menos crescimento econômico e menos empregos", que surgiu a ideia de fazer vídeos para disseminar a informação ambiental de forma mais rápida e ampla. "Todos ganham com a separação de resíduos, economia de água e energia e com a compreensão de que o resíduo pode ser matéria-prima para uma infinidade de produtos, gerando renda, oportunidade de negócios e mais qualidade de vida", afirma a professora Simone Pinheiro.

O resultado dessa pesquisa demonstra que o brasileiro quer fazer a sua parte e que precisa de informação acessível, clara, simples para agir. "Somos uma nação de analfabetos ambientais, e isso acontece em todas as esferas da sociedade brasileira.

Diante desse dado e com a certeza de que é possível melhorar a atual realidade, a equipe do projeto realizou uma pesquisa denominada "O que fazer no dia a dia para ter um cotidiano mais sustentável?", coletada nas redes sociais do IFB, via formulário Google, para identificar as dez principais necessidades de informação para um cotidiano mais sustentável.

Com o resultado, cada tema identificado foi transformado em um vídeo de até 6 minutos com dicas práticas de como adotar novos hábitos. Os temas mais citados foram:

Como fazer um evento sem resíduo?

Como economizar energia e água em casa e no edifício?

Que produtos podem ser feitos com resíduos?

Qual a diferença entre lixo e resíduo?

Como separar resíduos?

Quais são os tipos de resíduos?

Para onde vão os resíduos?

Qual a diferença entre lixão e aterro sanitário?

Como gerenciar resíduos de um condomínio?