Página inicial > Brasília > Projeto realizado pelo IFB recebe prêmio “Educação Empreendedora” promovido pelo SEBRAE

Criado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 08h23 | Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2022, 08h23 | Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2022, 08h25 | Acessos: 1133

O projeto “Aula Show do Grão à Xícara”, desenvolvido na disciplina Prática em Eventos com os alunos do Curso Técnico Subsequente em Eventos do IFB Campus Brasília, ganhou a prata regional, no prêmio Sebrae de Educação Empreendedora – Etapa Estadual.

A cerimônia de premiação aconteceu ontem, 6 de abril, no restaurante NAU Frutos do Mar. Na ocasião, representando o IFB, a professora Sandra Branchine subiu ao palco para receber o troféu.

“Somos educadores, mas de fato nós apenas montamos o palco. Quem faz o show são os estudantes. Eles, realmente, colocaram na prática, a gente só idealiza e constrói juntos. Sou muito grata”, destacou a professora em seu discurso.

A premiação contou com a presença dos vencedores da categoria ouro, que participarão da etapa nacional em São Paulo, que acontece em maio deste ano, e com os representantes das administrações regionais do DF que concorreram ao prêmio Cidade Empreendedora. O projeto do IFB dividiu a prata regional com uma ação da Universidade de Brasília (UnB).

“Quero dizer ao Sebrae que, tanto o Instituto Federal de Brasília, quanto a UnB — representada pelo professor Domingos aqui — estamos de braços dados com o Sebrae e o GDF para potencializar o desenvolvimento social e econômico da sociedade candanga. Estamos no Distrito Federal para mudar a realidade, sendo os estudantes os autores principais. Agradeço de coração por poder representar vocês”, finalizou Sandra.

O Prêmio

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é uma iniciativa da Rede Sebrae que visa identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

O prêmio, além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, têm o potencial de oferecer ao ecossistema educacional projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações em outros lugares.

Do Grão à Xícara

O projeto do IFB premiado na cerimônia resultou em uma Aula Show “Do Grão à Xícara”, transmitido ao vivo, pela TV IFB, no dia 11 de agosto do ano passado.

Durante o evento, o público vivenciou uma experiência gastronômica que percorreu desde o processo de plantio do café no campo até a degustação do sabor na xícara.

A produção aconteceu no Quanto Café, localizado na Asa Norte, e também contou com o lançamento da 2ª edição do Mapa Afetivo dos Cafés de Brasília, pesquisa desenvolvida pela professora do IFB Campus Riacho Fundo Ana Paula Jacques e também contou com a participação dos baristas convidados Mari Mesquita e Gustavo Araújo Pimentel.

A aula show está disponível na TV IFB.