Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Professora do IFB Campus Brasília é uma das ganhadoras do concurso “O DF que a gente quer”
Início do conteúdo da página

Professora do IFB Campus Brasília é uma das ganhadoras do concurso “O DF que a gente quer”

Criado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 07h47 | Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 07h47 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 07h47 | Acessos: 371

Lançado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico – Codese-DF, o concurso cultural “Como é o DF que você quer” teve o objetivo de estimular a população a enviar ideias e propostas para o desenvolvimento do Distrito Federal e região. Tais propostas poderão nortear as ações técnicas que farão parte do documento O DF QUE A GENTE QUER – VISÃO 2022-2040, que será entregue em agosto a todos os candidatos ao GDF. Segundo a organização, o objetivo é que os candidatos “firmem compromisso de executar esse legítimo Plano de Estado de iniciativa da população do Distrito Federal”. Criado em março de 2017, por iniciativa da sociedade civil organizada, o Codese-DF tem caráter propositivo e consultivo. Seu objetivo central é participar ativamente do planejamento econômico sustentável de Brasília e Entorno, a curto, médio e longo prazo.

A professora Simone Pinheiro, docente do IFB Campus Brasília, participou do concurso apresentando proposta para aumentar o índice de reciclagem de materiais recicláveis, além da geração de renda e benefícios. 

Proposta enviada

Os resíduos sólidos urbanos, especialmente os recicláveis, são excelentes matérias-primas para a produção de diversos produtos; são fonte de renda para mais de 4 mil pessoas no DF. Conforme o Relatório do Diagnóstico de Resíduos Sólidos do Distrito Federal, em 2014 foram produzidas cerca de 8.500 toneladas de lixo diariamente, sendo cerca de 2.500 toneladas de resíduos sólidos urbanos e mais de 6.000 toneladas resultantes da construção civil no DF. Da quantidade de lixo produzida pelas residências e comércio apenas 5% é reciclada. Ou seja, um índice muito baixo. Para aumentar o índice de reciclagem do DF é necessária a adoção de estratégias diversificadas e uma delas é a colocação de Estações de Reciclagem da Molécoola nas escolas públicas do DF. As pessoas se cadastram no site (https://www.molecoola.eco), juntam os recicláveis limpos e separados e levam para a estação. Cada tipo de material gera uma pontuação diferente. Esses pontos podem ser trocados por produtos, serviços e descontos nas lojas parceiras. Há também o aplicativo em que o usuário pode acompanhar os pontos arrecadados.

Acesse aqui (https://odfqueagentequer.org/) outras informações sobre o concurso.

 

Fim do conteúdo da página