Comissão de mapeamento de processos divulga resultados
O IFB Campus de Brasília constituiu uma comissão de mapeamento de processos com o intuito de identificar, padronizar, aumentar a publicidade e melhorar o modo como os procedimentos são realizados. A comissão foi composta por professores da Área de Gestão e de Informação e Comunicação, além de alunos.
Para o mapeamento dos processos, buscou-se modelar os processos em conjunto com os skateholders (partes interessadas), utilizando técnicas de brainstorming, visita in loco e entrevistas.
Pelo uso de diagramas padronizados de fácil compreensão e por ser de ampla utilização na administração pública e privada, foi utilizada a metodologia BPM (Business Process Management), que possibilitará também a integração dos processos no âmbito do IFB.
Nesse primeiro momento, a comissão concluiu o mapeamento de 64 processos com o passo a passo das rotinas e da forma como os procedimentos são feitos atualmente. Os artefatos dos processos mapeados podem ser acessados pelo Google Drive.
Futuramente, a comissão pretende desenvolver redesenho dos processos incluindo as melhorias e aumentar a internalização do mapeamento de Processos no IFB Campus Brasília.
Redes Sociais