Comissão de Implantação da Gestão de Resíduos faz visita técnica à Embaixada da Itália
Na última terça-feira, 26 de abril, a Comissão de Implantação da Gestão de Resíduos do Campus Brasília realizou uma visita técnica à Embaixada da Itália, primeira embaixada Lixo Zero do mundo. A visita foi realizada com o intuito de conhecer as estratégias lixo zero adotadas pela embaixada, como forma de inspiração para sugestão de ações ao IFB Campus Brasília.
Participaram da visita os membros da comissão: Regina Mayumi Kikuchi , Hellen Cristina Cavalcante Amorim, Marcelo Rodrigues dos Santos , Fábio Ferraz Fernandez, Cleide Lemes da Silva Cruz, Juliana Quirino Silva Alcantara, Ellen Cristina Martins Peregrino, Simone Pinheiro Santos.
Sobre a embaixada da Itália
A Embaixada da Itália possui o título de primeira Embaixada Verde de Brasília e obteve em 2021 a certificação "Lixo Zero" (“Zero Waste”), conferida in loco pelo Instituto “Lixo Zero Brasil”. Localizada no centro da capital federal, a Embaixada ocupa uma área de 25.000 m2.
A engenheira ambiental Luciana Souza, que acompanha a implantação do projeto “Lixo Zero” desde 2018 em articulação com o Departamento Administrativo da Sede diplomática, destacou que “antes da implantação do projeto, os 125 kg (cerca de 1,8 kg por pessoa) de resíduos produzidos por dia eram integralmente destinados ao aterro sanitário. Hoje, após a implementação do programa, são enviados para o aterro menos de 4 kg por dia (isto é, menos de 6 g por pessoa). Atualmente, a missão diplomática destina 100% dos resíduos orgânicos para a composteira in loco, possibilitando a geração de adubo, reutilizado dentro da própria Embaixada como fertilizante. Os resíduos recicláveis e os materiais eletrônicos são doados para cooperativas parceiras as quais, graças a isso, têm a possibilidade de gerar emprego e renda por meio da venda do material recebido”.
Outras informações sobre as ações Lixo Zero da Embaixada estão disponíveis em: https://ambbrasilia.esteri.
Redes Sociais