Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Estudantes de Eventos participam de visita técnica ao Mercado Mané
Início do conteúdo da página

Estudantes de Eventos participam de visita técnica ao Mercado Mané

Criado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 16h46 | Publicado: Quarta, 25 de Mai de 2022, 16h46 | Última atualização em Quarta, 25 de Mai de 2022, 16h52 | Acessos: 545
Nesta quarta-feira, 25 de maio, os estudantes do Curso Técnico Subsequente em Eventos participaram de uma visita técnica ao Mercado Mané. O local é um estabelecimento gerenciado pela R2 Produções, alinhado às estratégias de eventos da produtora. Os discentes foram recebidos por Kellel Kopp, Consultor de Sustentabilidade, que apresentou as ações lixo zero desenvolvidas pelo mercado. 
 
"O marca do Mané é um  mercado colaborativo, lixo zero. Isso significa que mais de 90% dos resíduos gerados não vão parar no aterro sanitário, e sim retornam para a cadeia produtiva da reciclagem", explica Simone Pinheiro, docente do IFB Campus Brasília responsável pela realização da visita técnica.  
 
Na atividade, foram apresentadas algumas estratégias aos estudantes, que puderam perceber oportunidades de negócios na área, além de aprenderem a desenvolver eventos com a abordagem lixo zero. 
 
Entre as estratégias apresentadas estão restaurantes que priorizam a utilização de utensílios retornáveis, além de descartáveis compostáveis. O local também conta com uma central de lavagem dos utensílios. Além disso, todo o Mercado possui tecnologias de automação que mapeiam fluxos de entrada e uso de energia. 
 
O Mercado possui ainda uma central de triagem de resíduos, contando com a atuação da Cooperativa Acobraz, de Brazlandia, que é remunerada para o serviço de gestão dos resíduos.

Por fim, os colaboradores têm disponíveis áreas de descanso e refeitório, contando também com uma horta, que complementa a alimentação que é fornecida aos colaboradores, não sendo necessário que ninguém leve marmita para o trabalho. 
Fim do conteúdo da página