Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Egresso do IFB conquista 2º lugar no Hackathon Desafio RNP
Início do conteúdo da página

Egresso do IFB conquista 2º lugar no Hackathon Desafio RNP

Criado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 08h25 | Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 08h25 | Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 08h47 | Acessos: 504
imagem sem descrição.
O egresso do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio, do Campus Brasília, Wanghley Soares Martins, 19, conquistou com sua equipe o segundo lugar no Hackathon Desafio RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), que foi realizado, durante três dias, na 2° edição da Campus Party Goiás. Além do hackathon, a programação contou com workshops, palestras e diversas atividades interativas, com a presença de mais de 50 mil pessoas durante cinco dias de evento.
 
O hackathon, definido pela RNP como "uma maratona de programação para desenvolver soluções, discutir novas ideias, resolver problemas e/ou aprimorar projetos de software ou de hardware", contou com a participação de 12 equipes, que enfrentaram o desafio de "Melhorar a experiência do usuário com foco em UX e/ou Acessibilidade” do serviço Eduplay, uma plataforma educacional desenvolvido pela RNP. Os competidores tiveram 72 horas para desenvolver suas soluções. 

A premiação, que ocorreu em 18 de junho, teve prêmios de 10, 7 e 3 mil reais, respectivamente, para as equipes vencedoras em 1º, 2º e 3º lugares. Além do prêmio em dinheiro, todos os ganhadores receberam credenciais para outra edição da Campus Party, podendo escolher livremente a edição que pretendem participar.

Os competidores premiados com o 2º lugar criaram uma solução chamada de “EduPlay MOBILE”, a qual busca trazer uma experiência de usuário mais acessível, por meio de smartphones.
 
Wanghley Soares Martins, atualmente estudante de engenharia da Duke University, destaca os elementos da Campus Party Goiás que o motivaram a participar do hackathon: “eu fui decidido a não participar de nenhuma competição, mas quando cheguei e vi o problema e o ambiente, foi impossível dizer não. Diferente das outras competições, nessa eu decidi trabalhar na gestão do projeto e equipe, além da parte de negócios (minha especialidade na equipe). Foi um desafio. Essa edição foi especial pois foi a última antes da minha ida aos Estados Unidos, encerrando minha jornada nas Campus Party no Brasil, ao menos por enquanto”.
 
A professora Cristiane Bonfim, uma das articuladoras para as credenciais dos estudantes no Campus Party Goiás, enfatizou a importância da participação de estudantes e egressos nesse tipo de atividade: "acho que isso é importante para mostrar o tanto que o ensino do Campus e do IFB é de qualidade, e como os egressos estão fazendo a diferença", ressaltou.
 
Veja a composição da equipe que levou o 2º lugar, com nome de membros, funções e formação:

Wanghley Soares Martins - Líder de projeto, negócios - Técnico em Informática pelo IFB, empreender social pelo Watson Institute, estudante de Engenharia Elétrica e da Computação em Duke University

Valnice Sousa Paiva - Educação - Professora na UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Especialista em Educação

João Marcos Santos Oliveira - Desenvolvedor de Software e Aplicações Mobile - Estudante de Ciência da Computação na UNIP

Felipe de Lima martelli - UX Designer -  Estudante de Ensino Médio do IFG - Campus Formosa-GO
Fim do conteúdo da página