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"Queremos desenvolver e fortalecer no campus uma gestão democrática e participativa"

Criado: Sexta, 13 de Abril de 2012, 15h05 | Publicado: Sexta, 13 de Abril de 2012, 15h05 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3252

A quinta edição do "Diálogos IFB" conversou com o diretor-geral do Campus Brasília, Gustavo Filice. Graduado em Administração e Mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, ambos pela Universidade de Brasília (UnB), Gustavo ingressou na Instituição em agosto de 2010, como professor do Campus Brasília. Logo se tornou coordenador de Inovação Tecnológica da unidade e membro do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFB. Em julho de 2011, assumiu a direção-geral do Campus São Sebastião, com a missão de colaborar na implantação da unidade. Em fevereiro deste ano retornou ao Campus Brasília para assumir a direção-geral. Gustavo conversou com o "Diálogos" e falou sobre o campus, os desafios e as expectativasda unidade para o futuro.

 

O Campus Brasília está funcionando em sua sede, na L2 norte, quadra 610. O que muda nas atividades didático-pedagógicas?


O início das aulas no Campus Brasília da 610 norte é um marco tanto para nós como para o IFB. Nesse espaço temos condições de desenvolver nossas atividades pedagógicas de forma mais eficaz, visto que a infraestrutura entregue é de excelente qualidade, o que proporciona aos discentes e docentes maiores condições do desenvolvimento de suas atividades.


Mesmo tendo excelentes espaços e condições de trabalho, ainda temos vários desafios, que se transformarão em metas a serem alcançadas. Para que o campus possa lançar novos cursos, conforme o estabelecido no PDI e no plano de metas - por exemplo, iniciar os cursos integrados - ainda temos várias ações a serem desenvolvidas, como construção dos Planos Pedagógicos dos Cursos, e um grande desafio, o de mobiliar os laboratórios de Química, Física, Biologia, Matemática etc.


Nesse sentido, acreditamos que o Campus Brasília, assim como os outros campi, tem  grande responsabilidade em dar retorno para a sociedade e para o Estado no que diz respeito ao volume de recursos que está sendo empregado no projeto do campus. Esse retorno irá se concretizar à medida que as nossas salas de aula estiverem repletas de alunos e, mais do que isso, que os nossos egressos saiam daqui com padrão de excelência na formação profissional, humanística e ambiental. Dessa maneira, acreditamos que estaremos cumprindo o nosso papel de instituição de ensino.


Por outro lado, entendemos que apenas boas condições de infraestrutura não é suficiente para termos um ensino de qualidade. A qualidade didático-pedagógica depende diretamente da valorização dos profissionais que formam a equipe do campus e do IFB. Temos como premissa  que o conhecimento é inerente às pessoas e que, a partir desse elemento, as pessoas têm condições de melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a gestão do campus tem como foco principal a valorização de seus servidores. Para isso, vamos investir na qualificação e capacitação de técnico e docentes.

 

Este é o terceiro campus a ter a sua sede própria. Conte um pouco da história desse campus que também abriga a Reitoria.

O Campus Brasília iniciou suas atividades ainda no prédio da 504 norte. Foram feitas várias parcerias com o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Educação, para que começássemos nossas aulas, como o Centro de Dança, a escola Gisno. Após isso, fomos para a 511 norte, no início de 2011. Nesse local o campus conseguiu instalações melhores para funcionar enquanto esperávamos o término das obras do prédio da 610 norte. No final do ano de 2011, a construtora entregou os blocos A e B. Foram disponibilizadas 22 salas de aula, onde estamos instalados atualmente. 

É importante salientar que a história desse campus foi, e ainda é, construída por pessoas. É esforço e dedicação de uma série de pessoas, que não dá para nominar nesse espaço, que fizeram acontecer o que temos hoje.

 

O campus vai conviver, por algum tempo, com a sua expansão. O que falta a ser concluído? Qual é a previsão de entrega?

A primeira fase de construção do campus, que são os quatro blocos de salas de aulas e várias outras instalações, foi executada pelo Instituto Federal de Goiás.

A segunda fase da construção já foi toda licitada pelo IFB, e as obras já se iniciaram. Essa fase da construção conta com a biblioteca, ginásio, piscina. Temos a expectativa de que as obras sejam entregues nos próximos dois anos.

Enquanto isso, estamos instalados nos blocos A e B. Nesses blocos instalamos toda a parte de ensino, almoxarifado, serviços gerais. Já a Direção Geral e a Diretoria de Administração ficaram no prédio principal, no terceiro andar. 

 

Quais os cursos oferecidos hoje? O campus pretende aumentar essa oferta? Em quais áreas ou modalidades?

O Campus Brasília atua em quatro eixos tecnológicos, sendo: Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação, Hospitalidade e Lazer e Artes na área de Dança. Atualmente, o campus oferece curso de licenciatura em Dança, cursos técnicos subsequentes em Serviço Público, Eventos e Informática: desenvolvimento de Sistemas. Também são oferecidos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), nos eixos de Gestão e Negócios, Hospitalidade e Lazer, de Línguas: Espanhol, Francês e Inglês.

Atualmente, o campus está concentrando seus esforços no sentido de fortalecer os eixos já existentes e verticalizá-los com  abertura do tecnólogo em Serviço Público, turmas de integrado etc. O campus pretende aumentar a oferta de vagas à luz do que está previsto no plano de metas.

 

Fale de sua equipe, nomes, cargos e atividades.

A estrutura organizacional do campus é dividida nas atividades-meio e fim. O primeiro caso, atividades-meio, é desenvolvida pela Diretoria de Administração, DRAD. O professor Eduardo Dias Leite está à frente dessa diretoria e desenvolve com bastante competência suas funções. As atividades-meio são extremamente importantes para o bom desenvolvimento e funcionamento do campus.

As atividades-fim estão sob a responsabilidade da Direção de Ensino, DREP. O professor Sérgio Barbosa Gomes é o responsável pela gestão dessa diretoria. A DREP tem uma série de funções e rotinas. Além disso, estão sob a sua responsabilidade a secretaria acadêmica do campus.  

 

O que você gostaria de acrescentar?

A gestão do campus está focada nas dimensões da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Nesse contexto, procuramos aplicar metodologias de várias escolas da administração sistêmica, planejamento estratégico etc., tudo tendo o serviço público como norteador.  Nesse sentido, temos várias metas e ações a serem alcançadas.

Queremos desenvolver e fortalecer no campus uma gestão democrática e participativa. Para tanto, contamos com a participação de todos. O que temos falado bastante para os nossos técnicos e docentes é que o campus está sob a responsabilidade da direção, entretanto, para que possamos fazer uma boa gestão, precisamos da participação e da colaboração de todos, sem distinção.

 

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